Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores dirão ao BCE que ciclo de cortes de juros pode continuar

Placeholder - loading - Sede do BCE em Frankfurt 16/03/2023. REUTERS/Heiko Becker/File Photo
Sede do BCE em Frankfurt 16/03/2023. REUTERS/Heiko Becker/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu está enfrentando um 'último quilômetro fácil' em sua batalha contra a inflação e pode continuar reduzindo lentamente os juros, dirão dois pesquisadores aos membros do BCE na próxima semana.

O artigo de Giorgio Primiceri e Domenico Giannone será o primeiro a ser apresentado na reunião anual do BCE em um resort perto de Sintra, em Portugal, na terça-feira.

Os pesquisadores usaram um modelo que decompõe a inflação em oferta, demanda e o efeito da política monetária sobre esta última e concluíram que a inflação está voltando à meta de 2% do BCE, salvo novos choques.

'Essa análise indica que há motivos para sermos otimistas em relação à inflação, tanto no futuro imediato quanto no mais distante', escreveram Primiceri e Giannone em seu artigo.

'De fato, nosso modelo prevê um 'último quilômetro fácil' nos próximos trimestres.'

Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, tem alertado que 'o último quilômetro de desinflação' será 'o mais difícil' depois que uma queda acentuada nos preços de energia ajudou a reduzir a inflação de seu pico de 10% no final de 2022 para 2,6% no mês passado.

Mas o documento vê a inflação desacelerando para a meta do BCE no próximo ano e permanecendo nesse patamar até 2026, mesmo com os juros sendo reduzidos de 3,75% atualmente para 2,5%. Isso está de acordo com as expectativas do mercado.

Ao contrário da narrativa predominante, repetida pelo economista-chefe do BCE, Philip Lane, nesta quinta-feira, os autores descobriram que uma recuperação da demanda mais forte do que o esperado após a pandemia da Covid-19, e não uma oferta restrita, foi responsável pela maior parte da inflação elevada em 2021 e 2022.

Se o BCE tivesse apertado a política monetária mais cedo, a inflação teria atingido um pico de apenas 6%, mas ao custo de um ponto percentual de perda de produção econômica, argumentou o documento.

'Como a atividade econômica já estava sob pressão devido às condições adversas de oferta, essa política provavelmente ajudou a evitar um declínio substancial adicional na atividade econômica', disseram os autores.

(Por Francesco Canepa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores dirao ao bce …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.