Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores encontram possível cura para o resfriado

Para a maioria, ele é mais um inconveniente do que uma ameaça à vida, mas não para os asmáticos.

Placeholder - loading - Remédios e lenços para resfriado (Foto: Pixabay)
Remédios e lenços para resfriado (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Segundo publicação da BBC News, os cientistas podem ter encontrado uma maneira de acabar com o resfriado comum e os vírus relacionados a ele. Em vez de tentar atacá-los diretamente, os pesquisadores direcionaram uma proteína essencial para dentro de nossas células, que os vírus precisam replicar.

A abordagem deu "proteção completa" em experimentos com ratos e células pulmonares humanas. No entanto, os pesquisadores norte-americanos não estão prontos para testes em pessoas.

O desafio do resfriado

Lidar com o resfriado comum tem sido um desafio na medicina. A maioria deles é causada por rinovírus, mas existem cerca de 160 tipos diferentes e sofrem mutações tão facilmente que rapidamente se tornam resistentes às drogas ou aprendem a se esconder do sistema imunológico.

Isso levou à idéia de "terapia dirigida ao hospedeiro" para tornar o nosso corpo inóspito pelo vírus do resfriado. O vírus sozinho não tem tudo o que precisa para se replicar. Em vez disso, depende de infectar outra célula e roubar algumas de suas partes internas.

Uma equipe da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia, em San Francisco, encontrou um dos componentes dos quais os vírus eram dependentes.

Os cientistas começaram com células humanas e depois usaram a edição de genes para desativar as instruções dentro do nosso DNA, uma por uma.

Essas células modificadas foram então expostas a uma variedade de vírus - isso inclui os rinovírus que causam o resfriado comum e vírus mais perigosos que estão intimamente relacionados à poliomielite e podem causar paralisia.

Todos eles não foram capazes de se replicar dentro das células que tinham as instruções para uma proteína (chamada metiltransferase SETD3) desativada.

Os cientistas então criaram camundongos geneticamente modificados que eram completamente incapazes de produzir essa proteína. "A falta desse gene protegia completamente os ratos da infecção viral", disse à BBC News o professor associado Jan Carette, de Stanford.

"Esses ratos sempre morriam [sem a mutação], mas sobreviveram e vimos uma redução na replicação viral e proteção muito forte".

As descobertas, publicadas na revista Nature Microbiology, mostraram que os camundongos geneticamente modificados eram saudáveis, apesar da falta de proteína por toda a vida. Quando temos uma cura?O plano não é produzir seres humanos geneticamente modificados, mas encontrar um medicamento que possa suprimir temporariamente a proteína e fornecer proteção. Para a maioria das pessoas, o resfriado comum é mais um inconveniente do que uma ameaça à sua saúde, mas nos asmáticos pode piorar muito os sintomas e alguns dos enterovírus podem causar paralisia se espalharem para o cérebro.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores encontram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.