Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores encontram rochas plásticas 'assustadoras' em ilha remota no litoral brasileiro

Placeholder - loading - Rochas plásticas encontradas em Ilha da Trindade em laboratório universitário, em Curitiba 07/03/2023 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Rochas plásticas encontradas em Ilha da Trindade em laboratório universitário, em Curitiba 07/03/2023 REUTERS/Rodolfo Buhrer

Publicada em  

Atualizada em  

Por Sergio Queiroz

CURITIBA (Reuters) - A geologia da vulcânica Ilha da Trindade, no litoral no Espírito Santo, fascina os cientistas há anos, mas a descoberta de rochas feitas de detritos de plástico no remoto refúgio de tartarugas está causando alarme.

O plástico derretido se misturou com as rochas da ilha, localizada a 1.140 km do Espírito Santo, o que os pesquisadores dizem ser uma evidência da crescente influência humana sobre os ciclos geológicos da Terra.

“Isso é realmente muito novo e ao mesmo tempo assustador”, disse Fernanda Avelar Santos, geóloga da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fernanda e sua equipe realizaram testes químicos para descobrir que tipo de plástico está nas rochas chamadas 'plastiglomerados', porque são feitas de uma mistura de grânulos sedimentares e outros detritos mantidos juntos por plástico.

“Identificamos que são provenientes de principalmente de redes de pescas. Esse é um lixo muito comum nas praias da Ilha da Trindade, que chegam pelas correntes oceânicas e se acumulam na beira da praia”, disse Fernanda Santos.

A Ilha da Trindade é um dos pontos de conservação mais importantes do mundo para a tartaruga-verde, ou Chelonia mydas, com milhares chegando todos os anos para desovar. Os únicos habitantes humanos de Trindade são membros da Marinha brasileira, que mantém uma base na ilha e protege a nidificação das tartarugas.

“O local onde encontramos essas amostras (de plástico) é uma área de preservação permanente no Brasil, próximo ao local de desova das tartarugas-verdes”, afirmou a geóloga.

A descoberta levanta questões sobre o legado dos humanos na Terra, diz Fernanda.

“O que gente fala tanto do antropoceno é isso, o antropoceno é isso daqui. Uma poluição, o lixo no mar, o plástico despejado de maneira incorreta nos oceanos, está transformando e se transformando em material geológico que pode ficar preservado no registro (do planeta).'

(Reportagem de Sergio Queiroz, da Reuters TV)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores encontram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.