Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisas de boca de urna israelenses dão vantagem a Netanyahu

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisas de boca de urna israelenses dão vantagem a Netanyahu"
Ver comentários

Publicada em  

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está a caminho de assegurar o recorde de um quinto mandato com outra coalizão de direita, indicaram pesquisas de boca de urna de TVs israelenses depois que a votação foi encerrada nesta terça-feira, enquanto tanto ele como seu principal adversário declararam vitória.

Netanyahu, no poder consecutivamente desde 2009, está lutando por sua sobrevivência política. O líder do partido de direita Likud enfrenta possíveis indiciamentos em três casos de corrupção, mas tem negado qualquer irregularidade.

Se vencer a eleição, Netanyahu, de 69 anos, se tornará o primeiro-ministro há mais tempo no poder nos 71 anos de história de Israel.

Pesquisas de boca de urna de dois dos três maiores canais de TV de Israel indicaram que o partido Azul e Branco do principal adversário de Netanyahu, Benny Gantz, conquistou um número um pouco maior de cadeiras no Parlamento de 120 membros do que o Likud, enquanto uma terceira pesquisa projetou empate.

Embora nenhum dos dois partidos tenha conquistado uma maioria parlamentar no Knesset, de acordo com as pesquisas de boca de urna, os levantamentos colocam Netanyahu em uma posição mais forte para formar um governo de coalizão com a ajuda de grupos de direita.

Alguns analistas políticos, entretanto, afirmaram ser cedo demais para determinar o resultado, com muitas horas pela frente até que a contagem final seja divulgada.

O Canal 13 previu que Netanyahu pode formar um bloco governista controlando 66 cadeiras, frente a 54 de uma coalizão liderada pelo Azul e Branco com partidos de centro-esquerda e esquerda.

A emissora pública TV Kan afirmou que a diferença será de 64 contra 56 assentos a favor do Likud, enquanto o Canal 12 previu um empate, com 60 assentos cada.

“O bloco de direita liderado pelo Likud obteve uma vitória clara”, disse Netanyahu em comunicado. “Eu começarei a formar um governo de direita com nosso parceiro natural nesta mesma noite.”

Um porta-voz do partido de Gantz declarou: “Nós vencemos. O público israelense falou.”

Ofer Zalzberg, analista sênior do International Crisis Group, disse que o Likud e o Azul e Branco precisarão conhecer o desempenho de partidos menores para saber se conseguiram apoio suficiente para formar uma coalizão.

“É mais provável que Netanyahu estabeleça outro governo de direita, mas é preciso esperar e ver”, disse.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisas de boca de urna …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.