Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petrobras planeja retomar operações de fertilizantes, avalia parceiros na China

Placeholder - loading - Sede da Petrobras 16/11/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Sede da Petrobras 16/11/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras prevê retomar a produção de fertilizantes nitrogenados na unidade Ansa, no Paraná, no segundo semestre de 2024, enquanto projeta concluir a obra de outra unidade produtiva em Três Lagoas (MS), para iniciar a produção em 2028, disseram executivos da estatal nesta sexta-feira, durante apresentação do plano estratégico.

No caso da Ansa, a unidade está hibernada desde 2019 e sua retomada demanda investimentos classificados como de manutenção, disse o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, Willian França.

'Estamos finalizando levantamento de necessidades para que a gente possa fazer a licitação', disse o executivo a jornalistas, pontuando que também estão em andamento estudos de financiabilidade, recursos humanos, dentre outras questões para a Ansa.

Já para a retomada da obra e conclusão da fábrica em Três Lagoas, o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que estão em estudo diferentes soluções.

'A gente conversou por exemplo na China, com parceiros que têm interesse em finalizar e se tornarem sócios. Pode acontecer isso e pode acontecer de a gente terminar por nós mesmos e depois trazer sócios', disse Prates, em coletiva com jornalistas sobre o novo Plano Estratégico da empresa.

As afirmações confirmam reportagem da Reuters sobre o assunto nesta semana. A Petrobras vem sinalizando um retorno ao setor desde que a nova gestão assumiu.

O CEO também destacou que a empresa avalia formas de recuperar a rentabilidade de fábricas de fertilizantes nitrogenados arrendadas na Bahia e em Sergipe para a Unigel.

'Os atuais cessionários alegam que apesar de terem tido períodos bons, quando o mercado estava em alta, agora que está em baixa estão tendo dificuldades. Nós, como temos as plantas, não podemos deixar a peteca cair', afirmou.

Recentemente, a Unigel chegou a colocar centenas de funcionários em aviso prévio na unidade da Bahia, que está paralisada, alegando que o custo do gás não justificava a operação da planta, mas voltou atrás apontando que estava em tratativas com a Petrobras para uma solução.

Prates afirmou que uma solução para o curto prazo poderá ser a assinatura de um acordo com a Unigel, para que eles operem a planta para a Petrobras por seis meses, em acerto que poderá ser prorrogado por mais seis meses.

Nesse acordo, segundo os executivos, a Unigel permaneceria como arrendatária, mas atuaria como uma prestadora de serviços. Dessa forma, a Petrobras entregaria o gás para a operação, e a ureia produzida seria da petroleira.

Para o longo prazo, entretanto, outras soluções estão em estudo, como a incorporação das duas plantas de volta pela Petrobras, assim como a possibilidade de criação de uma joint venture entre Petrobras e Unigel, e até mesmo a atração de um terceiro parceiro para o negócio.

De acordo com Prates, a intenção de retomar a fabricação de fertilizantes passa não só pela necessidade do Brasil, grande produtor agrícola que importa a maior parte de suas necessidades.

Mas também 'porque faz sentido para nós dentro do túnel da transição energética entrar nos fertilizantes, porque daí que vão nascer novos produtos, amônia verde, fertilizantes do futuro, a gente precisa estar com um pedaço do mercado', afirmou.

O diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Caetano Leite, afirmou que os investimentos em fertilizantes passarão pela governança e também consideram a capacidade de geração de valor, ao responder questão sobre a lógica econômica do investimento.

(Por Marta Nogueira, Rodrigo Viga Gaier, com reportagem adicional de Fábio Teixeira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. petrobras planeja retomar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.