Petróleo cai diante de dólar forte
Publicada em
Por Nicole Jao
NOVA YORK (Reuters) - O petróleo caiu nesta quinta-feira, após a força do dólar compensar esperanças de estímulos fiscais adicionais na China, o maior importador de petróleo do mundo.
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 0,32 dólar, ou 0,43%, a 73,26 dólares por barril. O petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos fechou a 69,62 dólares, uma queda de 0,68%, ou 0,48 dólar, em relação ao fechamento da véspera de Natal de terça-feira.
As autoridades chinesas concordaram em emitir 3 trilhões de iuanes (411 bilhões de dólares) em títulos especiais do Treasury no ano que vem, informou a Reuters na terça-feira, citando duas fontes, à medida que Pequim aumenta o estímulo fiscal para reanimar uma economia.
'A injeção de um estímulo na economia de um país cria um aumento na demanda, e o aumento na demanda faz com que os preços subam', disse Tim Snyder, economista-chefe da Matador Economics.
Nesta quinta-feira, o Banco Mundial elevou sua previsão para o crescimento econômico da China em 2024 e 2025, mas alertou que a confiança moderada das famílias e das empresas, juntamente com os ventos contrários no setor imobiliário, continuariam a pesar no próximo ano.
O dólar americano continuou a subir depois de atingir um marco na semana passada. Um dólar mais forte torna o petróleo mais caro para os detentores de outras moedas.
(Reportagem adicional de Alex Lawler em Londres, Yuka Obayashi em Tóquio e Emily Chow em Cingapura)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO