Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Publicada em
Atualizada em
Por Scott DiSavino
(Reuters) - Os preços do petróleo subiram cerca de 1% nesta sexta-feira, atingindo uma máxima de duas semanas, à medida que a intensificação da guerra na Ucrânia nesta semana aumentou o prêmio de risco geopolítico do mercado.
Os futuros do petróleo Brent subiram 0,94 dólar, ou 1,3%, a 75,17 dólares o barril. O petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos subiu 1,14 dólar, ou 1,6%, a 71,24 dólares.
Ambas as referências do petróleo subiram cerca de 6% na semana, seus maiores fechamentos desde 7 de novembro, quando Moscou intensificou sua ofensiva na Ucrânia depois que Reino Unido e EUA permitiram que Kiev atacasse mais profundamente a Rússia com seus mísseis.
'A escalada Rússia-Ucrânia elevou as tensões geopolíticas além dos níveis vistos durante o conflito de um ano entre Israel e militantes apoiados pelo Irã', disse o analista do Saxo Bank, Ole Hansen.
O presidente Vladimir Putin disse que a Rússia continuaria testando seu novo míssil hipersônico Oreshnik em combate e tinha um estoque pronto para uso. A Rússia disparou o míssil na Ucrânia, motivada pelo uso de mísseis balísticos dos EUA e mísseis de cruzeiro britânicos pela Ucrânia para atingir a Rússia.
(Reportagem de Scott DiSavino)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO