Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Plano Safra 2024/25 terá R$475,5 bi, alta de 9%; ministro recua sobre leilão de arroz

Placeholder - loading - Soja sendo carregada em caminhão 17/02/2020 REUTERS/Jorge Adorno
Soja sendo carregada em caminhão 17/02/2020 REUTERS/Jorge Adorno
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Plano Safra 2024/25 somará 475,5 bilhões de reais em financiamentos, sendo 400,5 bilhões de reais para o agronegócio e mais 75 bilhões para a agricultura familiar, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira.

O programa governamental para apoiar a agricultura brasileira, que será anunciado nesta quarta-feira já com a safra 2024/25 em andamento -- o ciclo começa em 1º de julho --, deverá ter um crescimento de 9,1% na comparação com o volume de recursos destinados para a agricultura empresarial e familiar na temporada anterior.

Segundo Fávaro, entre os recursos para financiamento da agricultura empresarial em 2024/25, 293 bilhões de reais serão destinados para custeio e comercialização e outros 107 bilhões para investimentos.

A equalização dos juros realizada com recursos do Tesouro deverá chegar a 16,4 bilhões de reais, acrescentou ele, citando que o montante com taxas subsidiadas será concedido apesar de o Brasil estar lidando com um ajuste fiscal.

'É fato que sucessivamente o governo toma a decisão de investir cada vez mais na agropecuária, mesmo em momentos tão importantes como esse, de ajuste fiscal, de compromisso com déficit zero...', disse.

'Posso garantir que a decisão foi cravada por ele (presidente Luiz Inácio Lula da Silva), (do) aumento de recursos para subvenção do novo plano, porque entende que isso fomenta a economia', ressaltou o ministro da Agricultura.

Fávaro também afirmou que o Plano Safra 2024/25 é o maior da história e tende a ser '63% mais eficaz, eficiente', já que além do maior volume de recursos houve queda dos custos de produção dos agricultores nos últimos dois anos.

RECUO SOBRE ARROZ

Ao comentar sobre a situação do mercado de arroz, Fávaro disse não ver mais necessidade de realização de novos leilões para compra de arroz importado, já que os preços teriam voltado à normalidade depois de 'especulação' em meio às enchentes no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional do produto.

'Os preços já cederam, o arroz (está) voltando ao preço normal... Então, me parece que é mais plausível nesse momento a gente monitorar o mercado. Não havendo especulação, na minha avaliação, não se faz necessário novos leilões.'

Anteriormente, o governo havia mantido a posição de realizar um novo leilão de arroz importado, apesar dos protestos do setor produtivo, que citou riscos de desestímulo à produção da próxima safra do Rio Grande do Sul, o principal Estado produtor.

O governo federal chegou a realizar em junho um certame para compra de arroz importado, mas a licitação foi anulada em meio a suspeitas de conflito de interesse envolvendo o então secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que deixou o cargo após o episódio.

Segundo Fávaro, o novo Plano Safra terá linhas para estimular o aumento da produção de arroz no Rio Grande do Sul e também em outros Estados.

(Por Eduardo Simões e Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. plano safra 2425 sera de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.