Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Donna Summer

De hits a vivências pessoais, conheça algumas das canções que a cantora deu vida

Placeholder - loading - A cantora Donna Summer em fundo azul. - Photoshoot/Divulgação
A cantora Donna Summer em fundo azul. - Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

A grande artista, nomeada mundialmente como a “Rainha do Disco” devido ao seu impacto na música com seus lançamentos na década de 80, foi a cantora e compositora Donna Summer, a americana nasceu na véspera de ano novo de 48, em Boston, Massachusetts.

Com uma história de vida inspiradora e um trajetória na música internacional respeitável, após anos deixando sua marca por onde quer que passasse, Donna faleceu em 2012 devido a anos lutando contra o câncer.

Em homenagem a sua história e carreira, a Antena1 preparou a playlist de hoje dedicada inteiramente para Donna, uma das maiores precursoras da música americana. Confira as 10 faixas:

1) I Feel Love

“Feel Love” foi uma das maiores músicas levada ao mundo pela artista, ela é uma das componentes do álbum “I Remember Yesterday”. Certamente se tornou um hit mundial, se posicionando nas maiores paradas como nos Estados Unidos e Inglaterra.

Imagem de conteúdo da notícia "Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Donna Summer" #1
Toque para aumentar

Com uma batida tipicamente futurista junto aos vocais da cantora, a música é considerada por muitos como um marco histórico no Pop, que promoveu a diversas novas abordagens e explorou novas formas do ritmo por essa entrega da cantora.



2) Last Dance

Como não incluir essa canção? Com certeza é impossível falar de Donna e não dialogar com “Last Dance”. Essa foi uma das composições de Paul Jabara para o álbum “Thanks God It’s Friday”, produzido pela cantora junto ao Giorgio Moroder que já havia a acompanhado em diversos projetos.

A produção foi tão boa que levou para casa vários prêmios como o de “Melhor Canção Original” do Globo de Ouro e também do Academy Award, a categoria “Melhor R&B Vocal e Performance Feminina” no Grammy Awards. A canção que explora diferentes batidas ao longo de sua execução, como balada no início e partes mais lentas com nuances mais ao meio, também foi ranqueada na Billboard Hot 100 em 78 e se tornou um dos maiores projetos de Summer.



3) Hot Stuff

“I Need a Hot Stuff” você já escutou esse refrão por aí? Bom, pode ser que não, mas com toda certeza as gerações da década de 80 ouviam constantemente, nas festas, discotecas e bares. A música numa vibe super energética é baseada em uma batida de se levantar do banco e dançar. A cantora não deixa a desejar com os agudos e notas sólidas a cada verso que também é acompanhado da guitarra na sua execução.

Imagem de conteúdo da notícia "Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Donna Summer" #2
Toque para aumentar

Nessa faixa, quem também ficou responsável pela produção foi o britânico Pete Bellotte com Giorgio. A cantora e os produtores se reuniram para criar “Hot Stuff” para ser uma das faixas do seu sétimo álbum, que rapidamente após ser lançada ficou por semanas na Billboard.



4) I Will Go With You (Con Te Partiró)

Quem diria que o disco e a ópera clássica italiana algum dia se encontrariam na história da música mundial? Somente Donna foi capaz de trazer esse remix da melhor forma possível em um music video em que apresenta notas de se arrepiar com letras em inglês e italiano.

As letras tiveram algumas modificações na transformação para o inglês mas o que mais mudou foram as batidas e a métrica da música, que ficou bem mais rápida e com interações realmente diferentes da versão original, e que, surpreendentemente ficaram muito boas.



5) She Works Hard For The Money

Um fato importante na musicografia da cantora é que por um longo período, cerca de aproximadamente dois anos, ela ficou afastada do Disco e lançou consecutivamente dois álbuns R&B “The Wanderer” e “Donna Summer”.

Logo, em 83 ela teve seu comeback no dance music com nada menos do que o maior hit do ano, até mesmo da década, com “She Works Hard For The Money”. A grande inspiração por trás da música foi em um dia que encontrou uma funcionária dormindo no restaurante, o que impactou muito as mulheres da época que escutavam a música e a história.



Confira: Artista da Semana - Duran Duran é destaque da programação

6) If It Makes You Feel Good

“If It Makes You Feel Good” é uma das músicas que completam o 14º álbum de Summer, que teve uma repercussão incrível com o lançamento que explorou diferentes ritmos e faces da artista.

A escolha dessa canção em especial se dá pela significância de cada palavra nos versos. A cantora expressa sentimentos de extremamente profundos a alguém especial, estando disposta a fazer de tudo para os seus sonhos se tornarem realidade.

Imagem de conteúdo da notícia "Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Donna Summer" #3
Toque para aumentar

7) On The Radio

Lançada em 79 pela Casablanca Record Label, a música foi um projeto para o trilha sonora do filme “Foxes” e em seguida foi incluída no álbum “On The Radio: Greatest Hits Volumes I & II”.

O filme retrata um drama juvenil com artistas que tiveram seu primeiro papel e se tornaram grandes nomes do cinema. E, claro que Donna foi uma das cantoras escolhidas para guiar uma das músicas, o que fez impecavelmente. Confira:


8) Bad Girls

Outro sucesso mundial da carreira com certeza não poderia ficar de fora, o single foi tão escutado que promoveu com que o álbum de mesmo nome em que faz parte, ganhasse mais visibilidade e chegou ao Multi-Platina nos EUA.

Imagem de conteúdo da notícia "Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Donna Summer" #4
Toque para aumentar

A inspiração dessa canção é baseada no momento em que uma das assistentes dela foi ofendida por um policial que a confundiu e foi preconceituoso com ela. Daí então Summer não pensou duas vezes em transpor essa história para a composição da música.



9) Once Upon A Time

“Once Upon A Time”, em português, "Era uma vez", pode começar no mesma estética dos contos de fada nos transportando para outro universo, nesse caso para um universo totalmente musical por Donna Summer que produz uma música capaz de nos tirar de nossa realidade por alguns minutos para curtir o som mais que viciante.

Ao longo das estrofes ela conta a história e sonhos de uma garota que se mudou para viver na terra de Never-never, onde tudo é inacreditável como ela própria.



10) Be Myself Again

Essa foi uma das últimas músicas lançadas pela voz da cantora em seu álbum de despedida “Crayons”. “Be Myself Again” foi a evidência do que Donna realmente queria com essa produção, ter diferentes direções.

A canção vai por outro caminho do qual estamos habituados a imaginar quando pensamos na cantora ou até mesmo em nossa playlist versátil feita para hoje que trouxe diversos hits, músicas animadas, canções mais melódicas e outras versões de Donna.



Veja também:

Phil Collins completa 71 anos: Confira a homenagem especial da Antena1

Beat it: Van Halen tocou na música de Michael Jackson sem ninguém saber

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. playlist antena 1 as 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.