Beat It: Eddie Van Halen tocou na música de Michael Jackson sem ninguém saber
Pessoas acharam que um suposto guitarrista da música estivesse tentando imitar o rockstar
Publicada em
“Beat It” é um dos maiores sucessos da carreira de Michael Jackson, mas você sabia que Eddie Van Halen tocou na icônica canção. O guitarrista que marcou o rock e o metal pelo seu jeito revolucionário de tocar foi convidado e aceitou como pagamento uma caixa de cerveja – mas aí entra um pouco de lenda.
Tudo começou com Quincy Jones ligando para o famoso guitarrista, que no primeiro momento não o reconheceu e o xingou, mas depois se desculpou. O produtor que ficou famoso pelo seu trabalho com o rei do pop convidou Van Halen para tocar no álbum de Michael Jackson
“Naquela altura, algumas pessoas da banda não gostavam que eu fizesse coisas fora do grupo. Mas o [David Lee] Roth estava na Amazónia ou algo assim, o Mike [Anthony] estava na Disney, o Al [Van Halen] estava no Canadá e eu estava sozinho em casa. Pensei: ‘Bem, eles nunca vão saber.’ Falando sério: quem vai saber que toquei em um disco de pop? O Michael me disse: ‘Gosto daquelas coisas rápidas que você faz.’ Então, toquei dois solos e disse: ‘Escolham o que quiserem.’ Foram 20 minutos do meu dia. Fiz de graça e, mais tarde, todo mundo estava me dizendo: ‘Você podia ter conseguido uns royaltys desse disco’. Mas não importa, porque o Quincy me mandou uma carta agradecendo, e assinou ‘O Idiota’. Emoldurei”, conta Eddie.
O músico ajudou Michael Jackson nos processos de composição, meio amedrontado de desagradar o Rei do Pop. "Eu ouvi e imediatamente perguntei se poderia mudar algumas partes. Pedi para o engenheiro de som cortar alguns trechos, acho que levou uns 10 minutos para juntar tudo, aí improvisei dois solos por cima. Eu tinha acabado de terminar o segundo quando Michael entrou na sala. Vocês sabem como os artistas são meio loucos. Todos nós somos meio estranhos", disse Eddie em entrevista para a CNN em 2012. “Eu não sabia como Michael ia reagir, então avisei que havia mudado a parte do meio da música. Na minha cabeça, ou ele ia me expulsar aos chutes por ter cortado a música dele ou ia gostar. Michael ouviu, virou para mim e disse: 'Obrigado por ter essa paixão, não só vir e fazer o solo, mas por se importar com a música e deixá-la melhor'", conta Van Halen.
Alguns dias depois do lançamento o guitarrista ainda ouviu de crianças em uma fila de supermercado que “o guitarrista de Beat It” tentava copiá-lo. Depois de Van Halen dizer que era ele mesmo tocando na faixa, as crianças caíram na risada e o astro do rock também.
Beat It foi um dos singles do álbum “Thriller”, que vendeu 66 milhões de cópias – sendo eleito pela Rolling Stone como o disco mais vendido. Posteriormente os membros da banda de Van Halen souberam da história, mas não houve brigas na banda
Confira um vídeo da dupla se apresentando e 1984
Veja também
ANTENA 1: A RÁDIO BATE MAIS UM RECORD NA ALEXA SMART SPEAKER
DJ AVICII: GANHA MUSEU EM SUA HOMENAGEM APÓS 4 ANOS DE SEU FALECIMENTO
SALA DE BATE PAPO