Podcast Antena 1 - Sua Saúde 17/02/2020
O podcast semanal sobre saúde e bem-estar
Publicada em
Confira no podcast as melhores dicas de saúde e bem-estar que foram ao ar nessa semana pela Antena 1 com participação de um dos principais médicos cardiologistas do Brasil, Dr. Dante Senra!
Transcrito:
[00:00:00] Antena 1 sua saúde.
[00:00:07] Mais de mil pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus.
[00:00:12] O número de vítimas já é maior do que a da epidemia da SARS Síndrome respiratória Aguda, também causada por um coronavírus em dois mil e dois, considerada a mais grave que o dois mil dezanove Eni cov Assar se também foi causada por um coronavírus de espécie mais aguda.
[00:00:29] A epidemia somou cerca de oitocentos mortes e atingiu mais de oito mil pessoas em todas as partes do mundo.
[00:00:36] Fevereiro é um mês das doenças raras Entre várias enfermidades do fevereiro de Lais está o Alzheimer, um transtorno neuro degenerativo progressivo.
[00:00:45] A enfermidade é fatal e tem o poder de deteriorar pensamentos, a linguagem, percepções, a memória e o raciocínio.
[00:00:53] O mal de Alzheimer possui vários estágios.
[00:00:56] A evolução da doença é lenta e severa, sendo impossível impedir o avanço da enfermidade Antena 1 e sua saúde com o doutor José Serra.
[00:01:06] A percepção de fato se confirma com a realidade.
[00:01:09] Estudos alertam que o câncer aumentará quarenta por cento até dois mil e treze, quando serão diagnosticados em todo o mundo quase vinte e dois milhões de casos de câncer, em comparação com os quinze milhões de dois mil e quinze.
[00:01:20] Ao mesmo tempo, as mortes por câncer passaram de oito milhões a treze milhões por ano, conforme indica a Agência Internacional para Pesquisa de Câncer, da Organização Mundial de Saúde.
[00:01:29] Essas tendências são acompanhadas pelo envelhecimento da população e pela adoção de hábitos de risco, como fumar, usar ao consumo de alimentos processados e falta de atividade física.
[00:01:39] Outra causa pouco conhecida, que tem aumentado o número do aparecimento de tumores a obesidade em dois mil e catorze, a Sociedade Americana de Oncologia divulgou um relatório alertando que a obesidade deve ultrapassar o tabaco como fator de risco número um para o câncer.
[00:01:53] A condição está associada a uma maior probabilidade de câncer de mama, de intestino, de esôfago, de útero, pâncreas, rim, tiroide, entre outros.
[00:02:01] Paradoxalmente, viver mais aumenta a possibilidade de ter mais doenças, mas também o avanço da medicina possibilitou o aumento dos diagnósticos e também do tratamento, o que é muito mais eficaz do que no passado.
[00:02:12] Novos métodos de tratamento, como a imunoterapia, novas drogas, assim neoplásicas e técnicas e radioterapia mais precisas, surgem a cada momento.
[00:02:20] Seguramente o futuro nos reserva cura desse mal com métodos cada vez menos agressivas, mas, até lá amigos, os hábitos saudáveis de vida, exames periódicos para o diagnóstico precoce parecem ser os únicos caminhos Antena 1 e sua saúde.
[00:02:35] Alguns medicamentos já existentes na indústria farmacêutica podem controlar a infecção do novo coronavírus.
[00:02:41] De acordo com os estudos, dois fármacos conseguiram controlar a doença.
[00:02:45] Um deles passa por testes contra o ebola, doença transmitida pelo vírus da família.
[00:02:50] Filosofia idade que afeta seres humanos e demais primatas.
[00:02:54] O outro medicamento é um antiviral que existe há mais de setenta anos usado contra a malária e doenças autoimunes.
[00:03:03] Somente no mês de janeiro, o Ministério da Saúde registrou mais de trinta mil casos notificados de dengue.
[00:03:09] De acordo com o novo boletim divulgado pelo governo, a região mais afetada pela doença é a Centro Oeste.
[00:03:16] Cerca de trinta e dois pessoas para cada cem mil habitantes estão com suspeitas da enfermidade, Antena 1 sua saúde.
[00:03:26] Mais informações com o doutor Dante, Cardiologista em pela Universidade de São Paulo, hormônio conhecido por vitamina desempenha importante papel não somente no desenvolvimento ósseo, mas também muitos outros sistemas do organismo.
[00:03:41] O papel dessa vitamina na saúde humana é foco de pesquisas em diversos centros ao redor do mundo, que deve, em um futuro muito próximo, trazer valiosas informações sobre sua real importância na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde, incluindo a esclerose múltipla.
[00:03:54] Parece ser, sim, uma relação entre a vitamina E essa doença.
[00:03:58] Já dezenas de trabalhos científicos mostrando essa relação conceito consolidado até o momento, é de que a deficiência de vitamina D é prejudicial.
[00:04:06] Sinais esclerose múltipla, devendo ser corrigida em mantida em níveis adequados.
[00:04:10] Segundo o consenso da Academia Brasileira de Neurologia, os valores abaixo do normal parecem guardar relação com o desenvolvimento da doença e assim, é tido como um fator de risco para essa doença.
[00:04:20] Mas um nível acima do normal é considerado experimental e deve ser tratado idealmente.
[00:04:24] O ambiente de pesquisa, dentre outros conhecidos fatores de riscos relacionados à esclerose múltipla estão tabagismo e alguns tipos de vírus, particularmente o vírus da doença, chamada mononucleose infecciosa.
[00:04:35] É importante salientar que a reposição da vitamina importadores e celulose múltipla é fundamental, que deve ser feito em todos os pacientes.
[00:04:42] Mas o tratamento isolado, com altas doses dessa vitamina, ainda não é um tratamento reconhecido.
[00:04:47] Nem aqui no Brasil nem por nenhuma associação médica ou neurológica, no mundo inteiro, você sabia que as máscaras cirúrgicas passaram a ser usadas após o surto da gripe espanhola.
[00:04:58] A proteção surgiu no final do século dezoito, mas só foi usada nas ruas após a epidemia que se iniciou em mil e novecentos e dezoito, matando cerca de cinquenta milhões de pessoas, cinco por cento da população global.
[00:05:12] De acordo com estimativa do Ministério da Saúde.
[00:05:15] Pelo menos duzentos mil brasileiros têm lúpus.
[00:05:18] A enfermidade é mais comum em mulheres na idade fértil, a cada um homem, nove mulheres são diagnosticadas com a doença.
[00:05:26] Lúpus pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro Antena 1 e sua saúde.
[00:05:36] A labirintite é uma inflamação de uma estrutura do ouvido interno chamado labirinto, causando sintomas como perda de equilíbrio, tontura, vertigem, subido no ouvido, vômitos em jogos.
[00:05:46] Em alguns casos, sobretudo quando a causa não é afastada, a labirintite pode se tornar crônica recorrente, provocando os sintomas ao longo de várias semanas ou meses, que, embora não sejam fortes como na primeira crise, continua a ser muito incômodo e por isso devem ser controlados com o tratamento.
[00:06:00] Além dos medicamentos para a vertigem, jogos prescritos pelo otorrino é fundamental afastar e controlar causa desencadeante ou irritante do labirinto.
[00:06:07] A história complica um pouco na hora de apontar essas causas.
[00:06:10] Isso porque ali está bastante extensa, indo de doenças vasculares a disfunções hormonais passando por açúcar, o sol em excesso e variações das pressões arteriais também.
[00:06:19] Controlar a estréia de ansiedade pode ser de grande valia no tratamento.
[00:06:23] Nos casos de labirintite crônica, o tratamento que é indicado e orientado pelo médico é feito por uma fisioterapeuta especializada, conhecida como terapia de reabilitação Vestibular, e pode também ser de grande valia nesse caso, vale a pena, então, amigo conversar com o seu médico porque alguns pacientes sofrem de labirintite por anos por falta dessas orientações, mais de quatro mil brasileiros morrem por ano em decorrência da doença de Chagas.
[00:06:48] Os dados são do Ministério da Saúde, que estima um milhão de pessoas infectadas no Brasil, sendo que a grande maioria não tem conhecimento da doença e os óbitos são resultantes do contágio anos antes da apresentação dos sintomas e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo, a máscara facial é realmente eficaz para evitar o novo coronavírus.
[00:07:11] A proteção não é capaz de proteger o vírus e bactérias transportados no ar.
[00:07:16] Isso acontece porque a máscara não possui um filtro de ar e deixa os olhos expostos.
[00:07:21] No entanto, pode ajudar a diminuir o risco de contrair a doença por meio do espirro ou tosse de uma pessoa contaminada.
[00:07:29] Antena 1 e sua saúde Muitas pessoas com excesso de peso com hipotireoidismo, ou seja, mau funcionamento desse órgão, culpam a doença pela obesidade.
[00:07:39] O fato é que o mau funcionamento da tiróide não é suficiente para causar um grande peso a ponto de tornar alguém obeso.
[00:07:45] Na verdade, a medicina atualmente questiona se a obesidade, principalmente em crianças pode provocar o hipotireoidismo, e não o contrário.
[00:07:52] É verdade que a tireóide está diretamente relacionada com o metabolismo que envolve diretamente o gasto energético e se a glândula não produzem seus hormônios a contento, estaremos diante do hipotireoidismo, com o organismo, gastando menos energia, facilitando o grande peso.
[00:08:06] Por outro lado, nesse mesmo caso, essa diminuição do metabolismo pode precipitar alguns casos de depressão em pacientes com tendência essa patologia e com isso diminuir a fome de maneira importante a ingestão alimentar, compensando em parte o menor rosto, podendo mesmo vir a emagrecer dependendo da matemática.
[00:08:22] Afinal, como manifestações do Executivo organismo estão as alterações dos ciclos menstruais, infertilidade, abortos recorrentes, depressão, a perda da libido, queda de cabelos, pele seca, unhas quebradiças.
[00:08:35] É um universo enorme de situações nas quais se insere também o inchaço e o aumento dos triglicérides e do colesterol no sangue.
[00:08:42] E ainda o intestino pode ficar mais lento.
[00:08:44] Com prisões, inventa frequentes, portanto, o indivíduo.
[00:08:47] Se possuir mesmo, tende a ganhar algum peso, sim.
[00:08:50] Mas este ganho de peso não é tão exagerado e não exatamente pela gordura e logo se estabilizam com o tratamento.
[00:08:57] Assim, amigo, nós já está culpar.
[00:08:58] Só tirou de por estar engordando.
[00:09:01] Cerca de trinta mil casos de hanseníase são registrados por ano no Brasil.
[00:09:05] A doença atinge treze pessoas, incluindo crianças.
[00:09:09] A cada cem mil habitantes.
[00:09:10] O número parece baixo, mas só na última década o país teve quase vinte e sete mil casos, sendo considerada a segunda nação com mais novos registros da doença.
[00:09:22] Uma em cada cinco mortes no mundo é causada por uma infecção no sangue, conhecida como septicemia.
[00:09:28] Em um ano, cerca de onze milhões de pessoas vêm a óbito por causa da doença.
[00:09:33] O estudo é assinado por vinte e quatro pesquisadores de seis países, que se basearam em registros médicos de cento e noventa e cinco nações Antena 1 sua saúde