Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Polícia da Nova Zelândia acusa suspeito de ataque a mesquitas de terrorismo

Placeholder - loading - Brenton Tarrant, suspeito de cometer ataque a tiros contra mesquitas da Nova Zelândia 16/03/2019 Mark Mitchell/New Zealand Herald/Pool via REUTERS
Brenton Tarrant, suspeito de cometer ataque a tiros contra mesquitas da Nova Zelândia 16/03/2019 Mark Mitchell/New Zealand Herald/Pool via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Charlotte Greenfield

WELLINGTON (Reuters) - A polícia da Nova Zelândia acusou nesta terça-feira o homem suspeito de realizar ataques a tiros em duas mesquitas da cidade de Christchurch de praticar um ato terrorista, na primeira vez na história do país em que tal acusação é feita.

Em uma ação transmitida ao vivo pelo Facebook, um atirador solitário munido de armas semiautomáticas atirou em muçulmanos presentes às orações de sexta-feira no dia 15 de março, matando 51 fiéis e ferindo dezenas de pessoas.

A acusação desta terça-feira, em conformidade com a legislação de enfrentamento ao terrorismo, foi apresentada contra Brenton Tarrant, disse a polícia.

'A acusação alegará que um ato terrorista foi cometido em Christchurch', afirmou o comissário de polícia, Mike Bush, em um comunicado.

Essa foi a primeira vez que a acusação foi apresentada sob a legislação antiterrorismo do país, adotada em 2002, após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Uma acusação adicional de assassinato e mais duas de tentativa de assassinato também foram apresentadas contra Tarrant, de forma que o suposto supremacista branco enfrenta um total de 51 acusações de assassinato e 40 de tentativa de assassinato.

O advogado de Tarrant não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

Especialistas legais disseram que qualquer condenação por prática de terrorismo não fará muita diferença prática, já que as acusações de assassinato rendem uma pena máxima, mas que provavelmente foram acrescentadas para refletir o impacto traumático naqueles além das vítimas identificadas.

'A acusação de ato de terrorismo diz respeito a reconhecer o dano à comunidade e aos indivíduos prejudicados que estavam presentes, mas não foram feridos fisicamente ou mortos', explicou Graeme Edgeler, defensor público e comentarista legal.

Tarrant deve voltar ao tribunal em 14 de junho. Ele foi mantido sob custódia em abril e obrigado a passar por uma avaliação psiquiátrica para se determinar se está apto a ser julgado.

A polícia disse ter notificado cerca de 200 familiares das vítimas e sobreviventes do ataque a respeito das acusações adicionais em uma reunião nesta terça-feira.

Mohamed Hussein Mostafa, cujo pai foi morto na Mesquita de Al Noor, disse que ficou feliz por o evento estar sendo tratado como um ato terrorista, especialmente porque a comunidade muçulmana foi 'difamada' pela mídia e pelos políticos muitas vezes como possível perpetradora da violência desde os ataques de 11 de setembro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. policia da nova zelandia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.