Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Polícia do Kosovo entra em vilarejo após tiroteio com homens armados deixar 4 mortos

Placeholder - loading - Polícia do Kosovo faz patrulha após tiroteio  25/9/2023   REUTERS/Ognen Teofilovski
Polícia do Kosovo faz patrulha após tiroteio 25/9/2023 REUTERS/Ognen Teofilovski

Publicada em  

JOSEVIK, Kosovo (Reuters) - Unidades da polícia kosovar se deslocaram em veículos blindados para proteger e revistar um vilarejo no norte de Kosovo nesta segunda-feira, um dia depois que quatro pessoas foram mortas em um tiroteio entre a polícia e homens armados de etnia sérvia na região.

Os homens armados invadiram o vilarejo de Banjska no domingo, lutando contra a polícia e usando um mosteiro ortodoxo sérvio como barricada. A polícia retomou o monastério no final do domingo, depois que três suspeitos e um policial foram mortos.

As unidades policiais armadas vasculharam as casas do vilarejo nesta segunda-feira, procurando por homens armados que não tivessem fugido, disse uma fonte policial à Reuters. O vilarejo ainda estava isolado para jornalistas na manhã desta segunda-feira.

Os albaneses étnicos constituem a maioria dos 1,8 milhão de habitantes de Kosovo. Mas cerca de 50 mil sérvios no norte da antiga província sérvia não aceitam a declaração de independência de Kosovo em 2008 e veem Belgrado como sua capital, mais de duas décadas depois de um levante guerrilheiro albanês de Kosovo contra o domínio sérvio.

Kosovo declarou nesta segunda-feira um dia de luto depois que um policial foi morto no conflito.

O primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, culpou a Sérvia por financiar e enviar homens armados para o país.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, negou as alegações, culpando Kurti por incitar a violência ao se recusar a formar uma associação de municípios sérvios para dar mais autonomia e ao lançar frequentes ações policiais no norte.

Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia, que patrocina o diálogo desde 2013, buscando normalizar os laços entre a Sérvia e Kosovo, conversou com Kurti e Vucic no domingo.

As tensões estão em alta desde os confrontos no norte de Kosovo em maio, quando mais de 90 soldados de manutenção da paz da Otan e cerca de 50 manifestantes sérvios ficaram feridos no norte de Kosovo.

Embora os albaneses étnicos formem mais de 90% da população de Kosovo, os sérvios são maioria na região norte e há muito tempo exigem a implementação de um acordo negociado pela União Europeia em 2013 para criar uma associação de municípios autônomos na área.

(Reportagem de Fatos Bytyvi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. policia do kosovo entra em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.