Poluição do ar em Nova Délhi se intensifica com incêndios agrícolas
Publicada em
NOVA DÉLHI (Reuters) - A fumaça tóxica que atinge Nova Délhi ficou mais intensa nesta quinta-feira, enquanto incêndios em fazendas se alastravam em campos próximos, apesar de uma proibição judicial, tornando a capital da Índia novamente a cidade mais poluída do mundo.
Os níveis de poluição têm aumentado desde o início desta semana após uma breve pausa, e outras medidas de mitigação estão sendo discutidas, mas um plano para gerar chuvas por meio da semeadura de nuvens para combater a poluição foi adiado devido ao clima desfavorável.
A cidade ocupava o primeiro lugar em uma lista em tempo real das cidades mais poluídas do mundo nesta quinta-feira, com um índice de qualidade do ar de 509 por volta do meio-dia, de acordo com o grupo suíço IQAir, que classificou a qualidade do ar como 'perigosa'.
Um vento noroeste que sopra sobre a cidade está carregando a fumaça de incêndios agrícolas em campos próximos e a velocidade do vento dentro de Nova Délhi é leve e desfavorável para a dispersão de poluentes, disse uma autoridade do departamento de meteorologia sob condição de anonimato.
Na quarta-feira, houve mais de 2.500 incêndios em fazendas no Estado de Punjab, ao norte de Nova Délhi, enquanto os fazendeiros desafiavam a proibição da queima de resíduos de colheitas, ordenada pela Suprema Corte, e a polícia local alertava sobre ações legais contra eles, informou o jornal The Indian Express.
A qualidade do ar nas planícies do norte da Índia piora a cada inverno, quando o ar frio retém as emissões de várias fontes, incluindo veículos, indústrias, poeira de construção e queima de resíduos agrícolas.
O ministro do Meio Ambiente de Nova Délhi, Gopal Rai, disse à agência de notícias ANI que as autoridades estão tentando aplicar as leis de uma forma melhor e que uma reunião seria realizada para discutir outras medidas.
Até o momento, a cidade proibiu todas as construções, fechou escolas para proteger as crianças, impediu a entrada de caminhões de gasolina e diesel não essenciais na cidade e enviou veículos para borrifar água no ar para controlar a poluição.
(Por Shivam Patel)
Escrito por Reuters