Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pompeo garante proteção dos EUA às Filipinas em caso de conflito marítimo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pompeo garante proteção dos EUA às Filipinas em caso de conflito marítimo"
Ver comentários

Publicada em  

Por Karen Lema e Neil Jerome Morales

MANILA (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, garantiu às Filipinas nesta sexta-feira que seu país as defenderá se elas sofrerem ataques no Mar do Sul da China, reafirmando um código de defesa que os chefes de segurança de Manila queriam revisar.

Falando durante uma parada na esteira de uma cúpula com a Coreia do Norte em Hanói, Pompeo disse que o Tratado de Defesa Mútua assinado por EUA e Filipinas em 1951 será respeitado se sua aliada for vítima de agressão, e apontou a China como uma ameaça à estabilidade.

'A construção de ilhas e as atividades militares da China no Mar do Sul da China ameaçam sua soberania, segurança e, portanto, sustento econômico, assim como o dos Estados Unidos', disse ele em uma coletiva de imprensa em Manila.

'Qualquer ataque armado a forças, aeronaves ou embarcações públicas filipinas no Mar do Sul da China desencadeará obrigações de defesa mútua.'

Filipinas, China, Vietnã, Taiwan, Brunei e Malásia reivindicam soberania sobre a rota marítima, um canal para mais de 3,4 trilhões de dólares em remessas transportadas anualmente em embarcações comerciais.

Pompeo disse que estes países devem se responsabilizar para que 'estas passagens marítimas incrivelmente vitais fiquem abertas e que a China não represente uma ameaça de fechá-las'.

Falando em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, disse que a China e os países no entorno do Mar do Sul da China estão trabalhando duro para proteger a paz e a estabilidade.

'Por isso, se países de fora da região, como os Estados Unidos, realmente querem considerar a paz, tranquilidade e bem-estar das pessoas da região, não deveriam criar caso por nada e incitar confusão', disse Lu aos repórteres.

Pompeo ainda disse que os aliados deveriam estar cientes do risco de se usar tecnologia chinesa.

O secretário de Defesa filipino, Delfin Lorenzana, vem buscando uma revisão do tratado, que foi acertado cinco anos depois de as Filipinas conquistarem a independência dos EUA em 1946, com o objetivo de esclarecer até que ponto Washington defenderá sua nação caso ela seja atacada.

A iniciativa de Lorenzana em busca de mais clareza vem no momento em que Pequim acelera a mobilização de ativos militares, da Guarda Costeira e de milícias pesqueiras no Mar do Sul da China, sobretudo dentro e nos arredores de ilhas artificiais no arquipélago de Spratly.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pompeo garante protecao dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.