Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Por ordem de Trump, documentos sobre assassinato de JFK tornam-se públicos

Placeholder - loading - Documentos relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963  18/03/2025 REUTERS/Carlos Barria
Documentos relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963 18/03/2025 REUTERS/Carlos Barria
Ver comentários

Publicada em  

Por Steve Holland e Rich McKay

WASHINGTON (Reuters) - Milhares de páginas de documentos digitais relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963 estão agora disponíveis para historiadores, teóricos da conspiração e meros curiosos, a partir de ordens do presidente dos EUA, Donald Trump.

Uma primeira parcela de cópias eletrônicas de documentos foi disponibilizada no site dos Arquivos Nacionais na noite de terça-feira, após funcionários do Departamento de Justiça passarem horas analisando-os. Até as 22h30 (horário local), o Arquivo Nacional havia publicado 2.182 PDFs, totalizando 63.400 páginas. Trump havia dito um dia antes que a liberação ia abranger cerca de 80.000 páginas.

O setor de arquivos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nesta quarta-feira sobre a possibilidade de liberação de mais documentos em breve em resposta a uma ordem de Trump em janeiro.

A coleção do arquivo sobre o assassinato de Kennedy tem mais de seis milhões de páginas de registros, a grande maioria desclassificada e tornada pública antes da ordem de Trump.

Os documentos digitais divulgados na terça-feira oferecem uma janela para o clima de medo que cercava as relações dos EUA com a União Soviética logo após a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, que quase levou a uma guerra nuclear.

Especialistas duvidam que a nova versão mude o que se sabe sobre o assassinato de JFK, como Kennedy é conhecido, em Dallas, em 22 de novembro de 1963. É provável, no entanto, que a divulgação intrigue as pessoas há muito tempo fascinadas por um período dramático da história, pelo assassinato e pelo próprio Kennedy.

Fredrik Logevall, professor de história de Harvard que escreveu sobre JFK, disse por email que os novos documentos podem ajudar a preencher o quadro.

'É importante que toda a documentação seja divulgada, de preferência de forma não editada. Mas não espero novas revelações dramáticas que alterem de alguma forma fundamental nossa compreensão do evento', disse.

(Reportagem de Steve Holland, Rich McKay e Donna Bryson)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. por ordem de trump documentos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.