Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Portugal inicia processo de privatização da companhia aérea TAP

Placeholder - loading - Avião da TAP no aeroporto de Lisboa, Portugal. 01/04/2020 REUTERS/Rafael Marchante/File Photo
Avião da TAP no aeroporto de Lisboa, Portugal. 01/04/2020 REUTERS/Rafael Marchante/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Patricia Vicente Rua

LISBOA (Reuters) - O governo de Portugal informou nesta quinta-feira que planeja vender o controle acionário da companhia aérea estatal TAP, após aprovar o processo de privatização da empresa com o objetivo de desenvolver o setor de aviação nacional.

'O conteúdo do decreto contempla objetivos para o crescimento da TAP, crescimento do hub nacional, crescimento e empregos no setor da aviação, melhor utilização dos aeroportos nacionais e preços', disse o ministro das Finanças, Fernando Medina, a jornalistas.

A intenção do governo é vender ao menos 51% de participação na aérea, mas a fatia que ficará nas mãos do Estado ainda não foi determinada. Os funcionários da TAP receberão outros 5%.

Medina disse que os licitantes têm de ser players do setor com escala relevante e não investidores de natureza estritamente financeira.

A privatização da companhia aérea já atraiu o interesse da Lufthansa, Air France-KLM e IAG, dona da British Airways.

O presidente-executivo da IAG, Luis Gallego, disse na quarta-feira que a TAP se enquadraria perfeitamente no perfil do grupo, mas que empresa ainda precisava ver as condições da venda.

'O grupo Lufthansa procura sempre ter um papel ativo na consolidação do mercado. É por isso que a planejada venda de participação na TAP é interessante para nós', disse à Reuters um porta-voz da Lufthansa.

A companhia aérea alemã e a TAP se complementariam, especialmente por meio das rotas da TAP para a América do Sul, acrescentou o porta-voz.

Medina destacou que há valor nas 'conexões privilegiadas' da TAP com o mundo de língua portuguesa, incluindo países como o Brasil, Angola e Moçambique.

'Há companhias aéreas interessadas, e o interesse delas é público, o que recebemos como um sinal positivo para o sucesso desta operação', disse.

O governo planeja aprovar a documentação completa da privatização com os termos e requisitos até o final do ano e concluir o processo até meados de 2024, acrescentou ele.

A aérea, que tem passado por reestruturação, registrou lucro líquido de 23 milhões de euros no primeiro semestre, ante prejuízo de 202 milhões de euros um ano antes, diante de forte crescimento da receita.

(Reportagem adicional de Sergio Gonçalves e Ilona Wissenbach)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. portugal inicia processo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.