Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Portugal pede à União Europeia flexibilidade fiscal para gastos com defesa

Placeholder - loading - Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica 18/01/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica 18/01/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Ver comentários

Publicada em  

LISBOA (Reuters) - Portugal pedirá à Comissão Europeia que ative a chamada cláusula de escape fiscal para permitir gastos maiores com defesa, no valor de até 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), disse o Ministério das Finanças português nesta quarta-feira.

O país será um dos primeiros estados-membros a fazer o pedido.

Os países europeus estão sob pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, que está incentivando os aliados da Otan a elevar os gastos militares para até 5%. Trump também reluta em continuar financiando a Ucrânia na guerra com a Rússia.

Portugal gastou 1,55% do PIB em defesa no ano passado, ainda bem abaixo da meta oficial da Otan, de 2%, mas prometeu mais gastos nos próximos anos para impulsionar a produção e a aquisição de equipamentos e tecnologia militar na Europa.

A Comissão Europeia propôs permitir que os estados-membros aumentem os gastos com defesa em 1,5% do PIB a cada ano, durante quatro anos, sem quaisquer medidas disciplinares que normalmente são aplicadas quando o déficit governamental ultrapassa 3% do PIB.

A medida faz parte de seus planos de mobilizar cerca de 800 bilhões de euros (US$910,80 bilhões) para fortalecer a indústria de defesa da Europa e aumentar as capacidades militares.

O governo de centro-direita de Portugal, em caráter interino enquanto aguarda as eleições em maio, consultou o principal partido de oposição, o Partido Socialista, antes de tomar a decisão de ativar a cláusula, disse o Ministério das Finanças em um comunicado.

Ao contrário da maioria de seus pares da zona do euro, Portugal tem registrado excedentes orçamentários há vários anos, o que pode explicar sua vontade de experimentar a cláusula de salvaguarda sem correr o risco de uma grande explosão do déficit.

O governo prevê um superávit de 0,3% do PIB este ano, após o superávit de 0,7% do ano passado.

A vizinha Espanha, que entre os 32 membros da Otan teve o menor gasto com defesa como parcela do PIB no ano passado, de apenas 1,3%, lançou na terça-feira um plano de 10,5 bilhões de euros para atingir a meta de 2% neste ano. O país disse que ainda avalia se deve ativar a cláusula de escape.

Já a Itália disse que não pedirá margem de manobra orçamentária.

(Reportagem de Andrei Khalip e Sergio Goncalves)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. portugal pede a uniao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.