Poupança tem 5° saque líquido em novembro, mostra BC
Publicada em
SÃO PAULO (Reuters) - A caderneta de poupança teve o quinto resultado negativo seguido em novembro, mostraram dados do Banco Central nesta sexta-feira, refletindo o cenário de juros ainda elevados.
A aplicação financeira mais procurada pelos brasileiros teve no mês passado saídas líquidas de 3,305 bilhões de reais, depois de em outubro ter marcado o maior déficit desde janeiro, de 12,157 bilhões. A caderneta de poupança havia registrado rombo de 7,419 bilhões em novembro do ano passado.
Em 2023, somente o mês de junho apresentou depósitos líquidos na poupança, de 2,595 bilhões, de forma que os saques acumulados no ano são robustos: 101,591 bilhões de reais. No ano passado inteiro, a aplicação financeira havia registrado saídas líquidas de 103,237 bilhões.
No mês passado, os saques superaram os depósitos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) em 1,801 bilhões de reais. Já na poupança rural, as retiradas foram de 1,504 bilhões de reais.
Os recorrentes saques na poupança neste ano acontecem em um cenário de juros ainda elevados, que reduzem a competitividade da poupança. Embora o Banco Central tenha dado início a um ciclo de cortes que já reduziu a Selic em 1,50 ponto percentual, a 12,25%, a taxa segue em patamar muito favorável a outros investimentos no mercado de renda fixa.
(Por Luana Maria Benedito)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO