Premiê britânico Johnson anuncia que está com coronavírus
Publicada em
Atualizada em
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta sexta-feira que foi diagnosticado com coronavírus e vai ficar em isolamento em Downing Street, mas que mesmo assim comandará a reação do governo ao surto que avança pelo país.
Um porta-voz disse que Johnson, de 55 anos, apresentou sintomas leves na quinta-feira, um dia depois de participar da sessão semanal de perguntas e respostas do premiê na Câmara dos Comuns do Parlamento.
'No curso das últimas 24 horas, desenvolvi sintomas leves e fui diagnosticado com coronavírus', disse Johnson. 'Agora estou me isolando, mas continuarei a liderar a reação do governo via videoconferência enquanto combatemos este vírus'.
Não ficou claro de imediato quantos funcionários de Downing Street e ministros de alto escalão precisarão se isolar, dado que muitos tiveram contato com Johnson nos últimos dias e semanas.
Quando o Reino Unido aplaudiu os agentes de saúde na noite de quinta-feira, Johnson e seu ministro das Finanças, Rishi Sunak, que participaram da homenagem, usaram saídas diferentes de Downing Street e não tiveram contato próximo, de acordo com um fotógrafo da Reuters no local.
Anteriormente, o governo disse que o premiê tinha a opção de delegar poderes ao secretário das Relações Exteriores, Dominic Raab, se necessário.
'O primeiro-ministro fez um exame de coronavírus por sugestão pessoal da principal autoridade médica da Inglaterra, o professor Chris Whitty', disse o porta-voz.
'O exame foi realizado no número 10 (de Downing Street, sede do governo) por funcionários do NHS (Sistema Nacional de Saúde) e o resultado do exame foi positivo'.
Até agora, 578 britânicos morreram de coronavírus, e o número de casos confirmados subiu para 11.658.
(Por Guy Faulconbridge e Kate Holton)
Escrito por Reuters