Premiê britânico diz que deve convocar eleições no segundo semestre deste ano
Publicada em
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse nesta quinta-feira que espera convocar uma eleição nacional no segundo semestre deste ano, praticamente descartando uma votação antecipada em maio.
Os conservadores de Sunak estão muito atrás do Partido Trabalhista, principal partido de oposição, nas pesquisas antes de uma eleição que deve ser realizada até o início de 2025. Os partidos de oposição pediram que a votação fosse realizada o mais rápido possível.
'Minha suposição é que teremos uma eleição geral no segundo semestre deste ano, porque, enquanto isso, tenho muitas coisas que quero fazer', disse Sunak a repórteres durante uma visita à região central da Inglaterra.
'Quero continuar, administrando bem a economia e reduzindo os impostos das pessoas... Tenho muito o que fazer.'
Sunak tem se esforçado para progredir em relação às principais promessas que fez há exatamente um ano, incluindo impedir a chegada de pequenos barcos de migrantes à costa sul da Inglaterra, fazer a economia crescer e reduzir as listas de espera dos hospitais, embora tenha atingido a meta de reduzir a inflação pela metade até o final de 2023.
Sunak e o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, disseram que podem voltar a atenção para o corte de impostos agora que a inflação está sob controle.
(Reportagem de Muvija M)
Escrito por Reuters