Premiê da Ucrânia oferece renúncia após gravação insinuar crítica ao presidente
Publicada em
Por Pavel Polityuk
KIEV (Reuters) - O primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, ofereceu sua renúncia, nesta sexta-feira, depois que uma gravação de áudio deu a entender que ele criticou o presidente Volodymyr Zelenskiy, mas depois pareceu insinuar que pode continuar no cargo.
Zelenskiy estudará a carta de renúncia ainda nesta sexta-feira, informou o gabinete da Presidência.
A especulação a respeito da posição de Honcharuk aumentou nesta semana depois que uma gravação de um homem debatendo a suposta falta de conhecimento de Zelenskiy sobre economia, aparentemente durante uma reunião entre o premiê, o ministro das Finanças e o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) ocorrida em dezembro, foi circulada em canais de mensagens.
Zelenskiy é um ex-comediante que não tinha experiência política ao assumir o poder após uma eleição no ano passado, um fruto da revolta popular com a corrupção dos poderosos.
Honcharuk disse nesta sexta-feira que a gravação foi adulterada e composta de fragmentos diferentes do que foi dito em reuniões de governo.
'Seus conteúdos criados artificialmente criam a impressão de que minha equipe e eu não respeitamos o presidente, que é nosso líder político', disse Honcharuk nas redes sociais. Ele não disse se a voz registrada é a sua.
Autoridades do Banco Central e o Ministério das Finanças não quiseram comentar a gravação.
Contatado pela Reuters pouco após o anúncio e indagado se pretende de fato renunciar, Honcharuk respondeu: 'Não tirem conclusões precipitadas'.
(Reportagem adicional de Natalia Zinets em Kiev e Tom Arnold em Londres)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO