Premiê do Japão é vacinado contra Covid-19 antes de visita a Biden
Publicada em
Atualizada em
TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira como preparação para uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no mês que vem, tornando-se a primeira autoridade governamental do país a ser vacinada publicamente.
Entre 80 e 90 autoridades japonesas serão vacinadas antes de irem aos Estados Unidos no início do próximo mês, onde Suga se tornará o primeiro líder mundial a se reunir com Biden depois de o norte-americano tornar-se presidente.
'Não doeu', disse Suga aos jornalistas depois de tomar a vacina. Um médico examinou os olhos e a garganta do premiê antes da aplicação da injeção no braço esquerdo dele.
O Japão iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no mês passado com doses importadas do imunizante desenvolvido em conjunto pela Pfizer com a alemã BioNTech.
Taro Kono, ministro responsável pelo esforço de vacinação contra Covid-19 do Japão, tem se concentrado em levar a vacina aos profissionais de saúde e àqueles com mais de 65 anos. Ele disse que o imperador Naruhito, que recentemente completou 61 anos, terá de esperar pela sua vez, mas que o imperador aposentado Akihito, de 87 anos, está no grupo inicial.
Suga, de 72 anos, prometeu que o país terá doses suficientes para sua população de 126 milhões de pessoas até junho, antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 23 de julho. O fornecimento tem vindo de fábricas da Pfizer na Europa e a expectativa é que as entregas sejam aceleradas nos próximos meses.
Até segunda-feira o Japão havia aplicado ao menos a primeira dose da vacina a mais de 290 mil pessoas.
(Reportagem de Chang-Ran Kim, Ju-min Park e Rocky Swift)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO