Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê grego lamenta falta de avanço em conversas com Reino Unido sobre esculturas do Partenon

Placeholder - loading - Relevos que fazem parte das esculturas do Partenon, chamados de Mármores de Elgin, são exibidos no Museu Britânico em Londres, Reino Unido. 25/01/2023 REUTERS/Toby Melville/Foto de arquivo
Relevos que fazem parte das esculturas do Partenon, chamados de Mármores de Elgin, são exibidos no Museu Britânico em Londres, Reino Unido. 25/01/2023 REUTERS/Toby Melville/Foto de arquivo

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - As negociações para uma possível devolução de esculturas do Partenon pelo Museu Britânico não estão avançando com rapidez suficiente, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, neste domingo.

Ele se prepara para uma reunião dentro de alguns dias com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Há muito tempo Atenas faz campanha pela devolução dos Mármores de Elgin, como são conhecidas as peças. Os 75 metros de friso do Partenon, 15 métopas e 17 esculturas foram removidos pelo diplomata Lord Elgin no início do século 19, quando ele era embaixador no Império Otomano, que governava a Grécia.

'Não progredimos tanto quanto gostaríamos nas negociações', disse Mitsotakis à televisão BBC neste domingo. 'Sou um homem paciente, esperamos centenas de anos e seguirei insistindo nas discussões'.

'Sentimos que as esculturas pertencem à Grécia e que foram roubadas', acrescentou Mitsotakis antes de minimizar o aspecto de posse nas discussões e concentrar-se na importância de trazer as esculturas de volta a Atenas.

Autoridades britânicas dizem que as obras foram adquiridas legalmente. Em março, Suna descartou qualquer alteração em uma lei que impede o Museu Britânico de devolver os mármores à Grécia permanentemente, mas a legislação não proíbe um empréstimo.

George Osborne, ex-ministro das Finanças britânico e atual presidente do Conselho de Administração do museu, demonstrou esperança num acordo para que as esculturas 'sejam vistas em Atenas'.

Mitsotakis deve se reunir com Sunak na terça-feira, um dia depois de uma reunião com Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista britânico, de oposição, que está em alta nas pesquisas de opinião antes das eleições previstas para 2024.

O Financial Times informou na semana passada que Starmer não impediria um acordo de empréstimo 'mutuamente aceitável'.

(Reportagem de William Schomberg; reportagem adicional de Lefteris Papadimas em Atenas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie grego lamenta falta de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.