Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da Polônia perdoa dois ministros do governo anterior presos

Placeholder - loading - Presidente polonês, Andrzej Duda 23/01/2024 REUTERS/Kuba Stezycki
Presidente polonês, Andrzej Duda 23/01/2024 REUTERS/Kuba Stezycki
Ver comentários

Publicada em  

VARSÓVIA (Reuters) - O presidente polonês, Andrzej Duda, perdoou nesta terça-feira dois membros do governo anterior, que depois foram soltos da prisão a seu pedido, em linha com demandas do principal partido de oposição, o Lei e Justiça (PiS) que deixou o poder no mês passado.

O ex-ministro do Interior Mariusz Kaminski e seu vice Maciej Wasik foram soltos às 21h (horário local).

Eles foram presos neste mês após serem condenados por abuso de poder em seus antigos cargos. Ambos entraram em greve de fome, alegando serem “presos políticos”. A prisão deles motivou grandes protestos de dezenas de milhares de apoiadores do PiS.

Duda, aliado do PiS, perdoou os dois políticos quando eles foram sentenciados pela primeira vez em 2015, mas a Suprema Corte da Polônia considerou a decisão inválida, dizendo que o perdão presidencial não pode ser concedido antes de haver uma decisão final no caso.

Os dois homens, então, serviram no governo do nacionalista PiS, mas a Suprema Corte disse ano passado que o caso deveria ser reaberto. Ambos receberam sentenças de dois anos na prisão em dezembro, quando uma nova coalizão de centro assumiu o poder na Polônia.

Poucos dias após a sua detenção, Duda anunciou que tinha iniciado o processo de perdão pela segunda vez.

'Para mim, eles sempre foram perdoados, mas tendo em conta a agitação social, decidi iniciar o (novo) processo de perdão', disse Duda em um comunicado.

'Apelo ao ministro da Justiça para que liberte imediatamente os dois senhores da prisão.'

O ministro da Justiça Adam Bodnar, que é também o procurador-geral, disse nesta terça-feira que os dois homens não deviam ser perdoados, mas a sua opinião não determina a decisão do presidente.

O novo primeiro-ministro, Donald Tusk, prometeu reverter algumas políticas do PiS e punir autoridades acusadas de mal feitos quando estavam no poder. Tusk afirma que quer recolocar a Polônia em linha com os padrões democráticos da União Europeia após oito anos de governo do PIS que incluíram disputas com Bruxelas por reformas judiciais, da imprensa e outras.

(Reportagem de Marek Strzelecki, Pawel Florkiewicz e Anna Koper)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da polonia perdoa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.