Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente detido da Coreia do Sul recusa-se a ser interrogado

Placeholder - loading - Apoiadores de Yoon do lado de fora de detenção em Uiwang  16/1/2025   REUTERS/Tyrone Siu
Apoiadores de Yoon do lado de fora de detenção em Uiwang 16/1/2025 REUTERS/Tyrone Siu
Ver comentários

Publicada em  

Por Joyce Lee e Ju-min Park

SEUL (Reuters) - O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, que está detido, não compareceu ao segundo dia de interrogatório dos investigadores, nesta quinta-feira, dificultando ainda mais um inquérito criminal sobre a possibilidade de ele ter cometido insurreição com sua tentativa de impor lei marcial.

Na quarta-feira, Yoon se tornou o primeiro presidente sul-coreano em exercício a ser preso e foi mantido no Centro de Detenção de Seul após se recusar a cooperar.

Ele permaneceu no centro na quinta-feira, com seu advogado citando a saúde como um fator para sua ausência no interrogatório. Os investigadores não explicaram por que não o obrigaram a comparecer.

As autoridades têm 48 horas para interrogar o presidente suspenso, após as quais devem liberá-lo ou solicitar um mandado de prisão por até 20 dias. No entanto, essa contagem regressiva foi interrompida, pois seus advogados pediram a um tribunal que analisasse a legalidade da prisão.

A recusa de Yoon em cooperar com os investigadores ocorre no momento em que a Corte Constitucional realiza uma segunda audiência em seu julgamento de impeachment para determinar se ele será removido permanentemente ou se seus poderes presidenciais serão restabelecidos.

A Coreia do Sul está enfrentando sua pior crise política em décadas, desencadeada pela breve tentativa de Yoon de impor a lei marcial em 3 de dezembro, que foi rejeitada pelo Parlamento.

Nos argumentos de abertura na Corte Constitucional, um parlamentar do Partido Democrático, da oposição, condenou Yoon pela 'insurreição de 3 de dezembro' e disse que Yoon e um pequeno número de partidários tentaram alimentar o caos ao recusar a aceitar seu mandado de prisão.

'Esse julgamento de impeachment decide se devemos ou não trazer alguém como ele de volta à posição de comandante-chefe no controle das Forças Armadas', disse Jung Chung-rae, parlamentar que lidera o Comitê de Legislação e Judiciário do Parlamento.

A equipe jurídica de Yoon negou que ele tenha planejado uma insurreição, um crime na Coreia do Sul punível com prisão perpétua ou, tecnicamente, com a pena de morte.

A prisão de Yoon pôs fim a um impasse de semanas com as autoridades depois que a polícia invadiu, antes do amanhecer, sua casa fortificada na encosta de uma colina em Seul, para a consternação dos apoiadores no local.

Yoon disse que se entregou para ser interrogado para evitar o que ele chamou de risco de 'derramamento de sangue desagradável', embora tenha continuado a protestar que se trata de uma investigação ilegal e de um mandado de prisão inválido.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. presidente detido da coreia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.