Presidente do Azerbaijão faltará às negociações da UE com Armênia
Publicada em
(Reuters) - O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, decidiu não participar de um evento mediado pela União Europeia na Espanha, onde poderia realizar conversações com o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, informou a mídia estatal do Azerbaijão nesta quarta-feira.
Aliyev estava considerando participar de uma reunião de cinco vias em Granada, Espanha, na quinta-feira, com os líderes de França, Alemanha, Armênia e o presidente do Conselho do bloco, Charles Michel.
Os cinco deveriam discutir o futuro da região de Nagorno-Karabakh, depois que Baku retomou o controle total em uma operação militar de 24 horas lançada em 19 de setembro, e analisar o progresso das negociações de paz de longa data, mas problemáticas, entre o Azerbaijão e a Armênia.
No entanto, a agência de notícias estatal do Azerbaijão, APA, citando fontes não identificadas, informou que Aliyev decidiu não comparecer.
A agência disse que Aliyev queria que a Turquia fosse representada na reunião, mas que a França e a Alemanha se opuseram, e que Baku sentiu que 'uma atmosfera anti-azerbaijana' havia se desenvolvido entre os possíveis participantes da reunião.
Em particular, a APA citou o que disse ser o descontentamento em Baku em torno de uma declaração feita por Michel e o que considerou como 'declarações pró-armênias' de autoridades francesas e a decisão da França, anunciada na terça-feira, de fornecer equipamentos militares a Yerevan.
A APA afirmou que o Azerbaijão não participará de nenhuma negociação futura que inclua a França, mas permaneceu potencialmente aberto a possíveis reuniões tripartidas com a União Europeia e a Armênia.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO