Presidente eleito do Uruguai pede respeito a laços com a Venezuela
Publicada em
Por Lucinda Elliott
MONTEVIDÉU (Reuters) - O presidente eleito do Uruguai, Yamandu Orsi, reiterou sua posição sobre a Venezuela durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dizendo que seu país deve respeitar as relações diplomáticas existentes, quebrando o precedente dos recentes líderes da pequena nação sul-americana.
Orsi, que assume o cargo em março após sua vitória de 24 de novembro pela centro-esquerda, disse que vai decidir 'no momento' se convidará para sua posse o presidente venezuelano Nicolás Maduro, cada vez mais isolado na região após uma contestada eleição em julho.
'As relações são entre Estados, não entre presidentes', disse Orsi durante a coletiva. 'Teremos que ver, ainda há tempo. Espero que tudo se organize para que todos os países sejam convidados (para a posse)'.
O atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou repetidamente o que descreveu como regime autoritário na Venezuela, mais recentemente na Assembleia Geral da ONU, em setembro.
O Uruguai, no entanto, ainda mantém relações diplomáticas com a Venezuela.
Após o resultado da eleição de julho, Caracas decidiu retirar seus diplomatas de vários países latino-americanos, incluindo Argentina, Chile e Peru, enquanto várias outras nações cortaram laços diplomáticos.
Orsi disse à Reuters no mês passado que a eleição de julho foi 'mais do que suspeita', mas não descartou convidar Maduro para sua posse caso vencesse.
(Reportagem de Lucinda Elliott em Montevidéu)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO