Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente mexicano planeja reformas constitucionais antes das eleições

Placeholder - loading - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fala durante coletiva de imprensa diária, em Acapulco, México 20/12/2023 REUTERS/Daniel Becerril
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fala durante coletiva de imprensa diária, em Acapulco, México 20/12/2023 REUTERS/Daniel Becerril
Ver comentários

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México irá propor um pacote de reformas constitucionais no início do próximo mês, disse ele nesta sexta-feira, incluindo medidas para reestruturar o judiciário, as eleições e as pensões, quatro meses antes dos eleitores irem às urnas.

O mandato do presidente Andrés Manuel López Obrador termina em setembro. Por lei, os presidentes mexicanos só podem cumprir um mandato de seis anos.

O esquerdista López Obrador e os seus aliados não têm a maioria qualificada de dois terços do Congresso necessária para alterar a Constituição, mas analistas especulam que as reformas ainda poderão moldar o debate político antes da votação de junho.

Desde que venceu uma eleição esmagadora em 2018 com base em uma mensagem anti-establishment, López Obrador passou a centralizar o poder Executivo, ao mesmo tempo que reorganiza funções governamentais que considera corruptas ou demasiado dispendiosas, incluindo o tribunal superior e as autoridades eleitorais -- esforços por vezes frustrados pelos juízes e parlamentares.

O presidente espera que suas propostas de reforma possam ajudar a preparar o terreno para o governo de seu sucessor, argumentando nesta sexta-feira que podem ajudar a 'facilitar o processo de transformação' que iniciou.

As pesquisas atualmente mostram liderança de Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, que promete continuidade com a agenda de López Obrador caso eleita.

López Obrador não forneceu detalhes sobre o pacote de reformas nesta sexta-feira, mas no início desta semana disse que a reforma previdenciária visa garantir que os trabalhadores recebam, quando se aposentarem, o mesmo salário que tinham quando estavam trabalhando.

(Reportagem de Raul Cortes)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. presidente mexicano planeja …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.