Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente palestino culpa Hamas pela continuação da guerra em Gaza

Placeholder - loading - Presidente palestino, Mahmoud Abbas 28/04/2024 REUTERS/Hamad I Mohammed
Presidente palestino, Mahmoud Abbas 28/04/2024 REUTERS/Hamad I Mohammed
Ver comentários

Publicada em  

RAMALLAH (Reuters) - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse que Israel e os Estados Unidos foram responsáveis por um ataque que matou dezenas de pessoas na Faixa de Gaza neste sábado, mas o líder apoiado pelo Ocidente também culpou o Hamas pela guerra contínua em Gaza.

Seus comentários sinalizam o aumento da tensão entre a facção Fatah de Abbas e o grupo islâmico Hamas, que acusou o presidente palestino de ficar do lado de Israel.

Israel disse que o ataque tinha como objetivo matar o chefe militar do Hamas, Mohammad Deif, e seu vice. Não ficou claro se Deif ou seu vice foram mortos no ataque que deixou pelo menos 90 palestinos mortos e 300 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.

'A Presidência palestina condena o massacre e considera o governo israelense totalmente responsável, bem como a administração dos EUA, que fornece todos os tipos de apoio à ocupação e seus crimes', disse Abbas em uma declaração publicada por seu gabinete.

Mas Abbas, cuja autoridade mantém um autogoverno limitado na Cisjordânia ocupada por Israel, atribuiu parte da culpa ao Hamas, cujo ataque de 7 de outubro dentro de Israel, no qual 1.200 pessoas foram mortas e cerca de 250 outras foram sequestradas, deu início à guerra de nove meses em Gaza.

'A Presidência vê que, ao fugir da unidade nacional e fornecer pretextos gratuitos para o Estado de ocupação, o movimento Hamas é um parceiro que assume a responsabilidade legal, moral e política pela continuação da guerra israelense de genocídio na Faixa de Gaza', disse a declaração.

O Hamas governa Gaza desde que, em 2007, tomou o território costeiro dos partidários de Abbas.

Sami Abu Zuhri, autoridade sênior do Hamas, disse à Reuters que a declaração de Abbas significava que a Autoridade Palestina 'escolheu estar na mesma trincheira da ocupação'.

'Tal atitude não terá sucesso em chantagear a resistência ou pressioná-la', disse Abu Zuhri.

Os esforços dos mediadores árabes, liderados pelo Egito, até agora não conseguiram reconciliar as disputas de poder entre os dois lados.

Outro líder do Hamas, Basem Naim, que participou de negociações de reconciliação anteriores com a facção Fatah de Abbas, disse que Abbas era o culpado pelo fracasso em chegar a um acordo de unidade.

Naim disse que os comentários de Abbas fazem dele e de sua autoridade 'parceiros do inimigo sioinista e de seus crimes não apenas em Gaza, mas também em toda a terra palestina'.

(Reportagem de Ali Sawafta e Nidal al-Mughrabi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. presidente palestino culpa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.