Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente polonês chama de “anarquia” reforma de Tusk da mídia estatal

Placeholder - loading - Presidente da Polônia, Andrzej Duda 13/12/2023 REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Presidente da Polônia, Andrzej Duda 13/12/2023 REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Ver comentários

Publicada em  

VARSÓVIA (Reuters) - O novo governo da Polônia, liderado pelo primeiro-ministro Donald Tusk, está implementando reformas nos meios de comunicação estatais que equivalem à “anarquia”, disse o presidente polonês nesta quinta-feira, em meio às tensões crescentes entre o chefe de Estado e a nova administração pró-União Europeia.

A tomada de posse de um governo liderado por Tusk -- ex-presidente do Conselho Europeu -- marcou este mês o início de um período de coabitação com o presidente Andrzej Duda, um aliado da administração anterior, de perfil nacionalista. Os primeiros dias foram turbulentos.

Na quarta-feira, o novo governo retirou do ar um canal de notícias público e demitiu executivos da mídia estatal, numa medida que, segundo os governistas, foi concebida para restaurar a 'imparcialidade'.

Os meios de comunicação estatais e, em particular, o canal de notícias TVP Info foram acusados ​​de terem se tornado veículos de propaganda sob o domínio do partido nacionalista Lei e Justiça (PiS).

Duda disse à emissora privada Radio Zet que a forma repentina como as mudanças foram implementadas quebrou a Constituição, pois ignoraram os procedimentos parlamentares apropriados.

“Essas são ações completamente ilegais”, disse ele. 'Isso é anarquia.'

Entretanto, o ex-ministro do Interior Mariusz Kaminski e seu vice do PiS foram condenados na quarta-feira a dois anos de prisão por abuso de poder em cargos anteriores. Em 2015, semanas depois que o PiS chegou ao poder, Duda concedeu-lhes perdão.

“Eu disse-lhes que se fossem presos, seriam os primeiros presos políticos na Polónia desde 1989”, disse Duda, referindo-se ao ano em que terminou o regime comunista.

Respondendo a um apelo feito na quarta-feira por Duda para respeitar a lei ao implementar reformas na mídia, Tusk disse que as ações visavam “restaurar a ordem jurídica e a decência comum na vida pública”.

O novo governo considera que o próprio Duda esteve envolvido em múltiplas violações da constituição durante os oito anos do PiS no poder.

(Reportagem de Alan Charlish, Pawel Florkiewicz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. presidente polones chama de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.