Primárias democratas começam com problemas em meio a atraso de resultados no Iowa
Publicada em
Por Jarrett Renshaw e Ginger Gibson
DES MOINES, EUA (Reuters) - O esforço do Partido Democrata dos Estados Unidos para escolher o adversário do presidente republicano Donald Trump começou de forma caótica no Iowa, já que autoridades culparam 'inconsistências' por um atraso sem fim à vista para a divulgação dos resultados do caucus estadual.
Na manhã desta terça-feira, horas depois de os eleitores fazerem suas escolhas em 1.600 escolas e outros locais públicos, o presidente do Partido Democrata do Iowa, Troy Price, disse aos repórteres que podem esperar resultados em algum momento desta terça-feira no Estado, o primeiro a realizar uma primária.
O partido disse que tem que fazer 'verificações de qualidade' por ter encontrado 'inconsistências' no relato dos dados dos locais do caucus, provocando frustração nas campanhas democratas e críticas dos republicanos.
Não ficou claro quando qualquer resultado será divulgado.
Os eleitores do Iowa se reuniram para escolher entre 11 pré-candidatos democratas liderados pelo favorito Bernie Sanders, senador do Vermont, e por seus rivais, o ex-vice-presidente Joe Biden, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, em Indiana, e a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts.
Autoridades partidárias manifestaram confiança em sua capacidade de apresentar resultados precisos, citando uma documentação que valida os votos.
O republicano Brad Parscale, gerente de campanha de Trump, falou em um 'derretimento do Partido Democrata' no Twitter. 'Eles não conseguem nem administrar o caucus e querem administrar o governo. Não, obrigado'.
Mas os republicanos do Iowa têm telhado de vidro quando o assunto é caos. Na noite das primárias de 2012, Mitt Romney foi declarado vencedor por oito votos, mas duas semanas depois a legenda disse que Rick Santorum foi o vencedor com uma margem de 34 votos, o que não impediu Romney de ser indicado.
Longas filas e grandes multidões foram relatadas em algumas localidades na segunda-feira, mas mais de oito horas depois de as portas serem fechadas ainda não havia notícia sobre o resultado. Autoridades estaduais democratas ligaram para as campanhas dos pré-candidatos duas vezes para atualizá-las.
'Cada segundo que passa mina o processo um pouco', disse o gerente de campanha de Warren, Roger Lau.
Uma fonte da campanha de Buttigieg disse que o atraso 'deslegitimará' a vitória e diminuirá os efeitos imediatos de uma noite positiva. A conselheira geral de Biden, Dana Remus, disse a autoridades estaduais democratas em uma carta que houve falhas generalizadas no sistema de notificação de resultados da sigla.
Majoritariamente branco e rural, o Iowa é o primeiro teste das batalhas estaduais que decidirão o democrata que enfrentará Trump na eleição de 3 de novembro.
Escrito por Reuters