Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Primeiro-ministro da Austrália convoca eleições nacionais para 3 de maio

Placeholder - loading - O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, em Camberra, Austrália 16/08/2024 REUTERS/Tracey Nearmy
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, em Camberra, Austrália 16/08/2024 REUTERS/Tracey Nearmy
Ver comentários

Publicada em  

Por Alasdair Pal e Renju Jose e Kirsty Needham

SYDNEY (Reuters) - O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, convocou na sexta-feira (horário local) uma eleição nacional para 3 de maio, lançando uma campanha de cinco semanas que deverá ser dominada por discussões sobre o custo de vida.

O Partido Trabalhista de Albanese obteve maioria na última eleição federal em 2022, mas pesquisas de opinião mais recentes mostram o partido empatado com a coalizão Liberal-Nacional da oposição quando os votos de partidos menores são redistribuídos.

'Nosso governo optou por enfrentar os desafios globais da maneira australiana -- ajudando as pessoas sob pressão do custo de vida, enquanto constrói o futuro', disse ele em uma coletiva de imprensa.

'Devido à força e à resiliência que nosso povo demonstrou, a Austrália está virando a esquina. Agora, em 3 de maio, vocês escolherão o caminho a seguir.'

Albanese se reuniu no início da manhã com o governador-geral do país, Sam Mostyn, para pedir permissão para convocar uma eleição federal em nível nacional.

De acordo com a constituição da Austrália, o primeiro-ministro deve solicitar permissão formalmente para convocar uma eleição ao governador-geral, que representa o chefe de Estado, o rei Charles do Reino Unido.

Os limites de mandatos de três anos significam que a Austrália deve ir às urnas até 17 de maio, no máximo, para eleger um novo Parlamento.

Albanese anunciou uma série de medidas destinadas a agradar famílias e empresas nos últimos meses, incluindo cortes de impostos no orçamento, com o aumento do custo de vida no país pronto para dominar a campanha.

Na sexta-feira, Albanese concentrou o ataque de sua campanha na coalizão oposicionista Liberal e Nacional, dizendo que ela cortaria programas governamentais e revogaria os novos cortes de impostos aprovados pelo Parlamento nesta semana.

Uma eleição acirrada pode significar que nenhum partido ou coalizão de partidos consiga formar um governo sozinho, dependendo, em vez disso, de partidos menores para comandar uma maioria na câmara baixa do país.

(Reportagem de Alasdair Pal, Renju Jose e Kirsty Needham em Sydney)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. primeiro ministro da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.