Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Primeiro-ministro da Georgia rejeita críticas de EUA e UE a projeto sobre “agentes estrangeiros”

Placeholder - loading - Manifestantes protestam contra projeto de lei sobre “agentes estrangeiros”, em Tbilisi 02/05/2024 REUTERS/Irakli Gedenidze
Manifestantes protestam contra projeto de lei sobre “agentes estrangeiros”, em Tbilisi 02/05/2024 REUTERS/Irakli Gedenidze
Ver comentários

Publicada em  

TBILISI (Reuters) - O primeiro-ministro da Georgia, Irakli Kobakhidze, rejeitou nesta sexta-feira críticas de Estados Unidos e União Europeia a um rascunho de projeto de lei que trata de “agentes estrangeiros”, dizendo que os adversários dele não estavam dispostos a participar de uma discussão significativa.

O rascunho da legislação, tramitando pelo parlamento da Georgia, exigiria que organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento do exterior se registrassem como agentes sob influência estrangeira, um requerimento que os adversários criticam dizendo ser autoritário e inspirado no Kremlin.

Milhares de manifestantes foram às ruas novamente nesta sexta-feira expressar oposição, aproximando-se da sede do partido governista Sonho Georgiano e, em seguida, participando de uma missa da Sexta-Feira Santa, antes do domingo de Páscoa ortodoxo.

A União Europeia e os Estados Unidos pediram que Tbilisi derrube a legislação, ou correria o risco de prejudicar suas chances de entrar na União Europeia e de um futuro mais amplo no Euro-Atlântico.

O impasse é visto como parte de uma questão mais ampla que pode determinar se a Georgia, país com 3,7 milhões de pessoas que passou por guerra e revolução desde a queda da União Soviética, se aproximará da Europa ou de voltar à influência de Moscou.

Kobakhidze afirmou que a legislação é necessária para a transparência e responsabilização na nação do sul do Cáucaso.

Ele disse ainda que declarações anteriores dos EUA encorajaram violência por parte do que chamou de atores financiados por estrangeiros.

(Reportagem de Felix Light; texto de Andrew Osborn)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. primeiro ministro da georgia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.