Primeiro ministro japonês reforça necessidade da liderança dos EUA
Publicada em
Por David Brunnstrom
(Reuters) - A menos de dois meses para a disputada eleição presidencial nos Estados Unidos, o primeiro ministro japonês já em final de mandato, Fumio Kishida, reiterou nesta segunda-feira seu pedido pelo contínuo envolvimento e pela liderança dos EUA no leste asiático e no mundo.
Kishida, que não disputa a liderança do partido da situação nesta semana, disse em evento da Bloomberg em Nova York que a base da ordem internacional está sendo desafiada em várias partes do mundo, incluindo pela agressão russa contra a Ucrânia.
Ele disse ter feito todos os esforços que pôde para reforçar a aliança entre Japão e EUA, para fortalecer a capacidade de defesa japonesa e “para defender uma ordem internacional livre e aberta, baseada no Estado de Direito”.
'Qual é o futuro que queremos para os nossos filhos e netos? Não seria um mundo no qual a liberdade é restrita e a vontade dos povos é suprimida”, disse.
'Deveria ser uma sociedade segura e protegida, baseada em liberdade e democracia, na qual os Estados Unidos tiveram um papel de liderança em construir desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, acrescentou.
'Hoje, o leste asiático e o resto do mundo precisam do envolvimento e da liderança dos Estados Unidos. E isso é importante também para o próprio interesse nacional dos EUA.'
(Reportagem de David Brunnstrom)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO