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Privatização integral da Cemig pode ser aprovada ainda em 2019, diz CEO

Placeholder - loading - Logo da Cemig em painel na B3, em São Paulo  25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Logo da Cemig em painel na B3, em São Paulo 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
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Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O governo de Minas Gerais está preparando um projeto sobre a privatização de ativos estaduais que deve incluir a elétrica estatal Cemig e pode ser enviado à Assembleia Legislativa na próxima semana, ou o mais tardar até o final do mês, disse nesta sexta-feira o presidente da companhia mineira de energia, Cledorvino Belini.

'O governo deve apresentar agora... vai ser um processo político de negociação do governo com a Assembleia, então é difícil fazer uma previsão, mas acredito que esteja completo, aprovado, até o final deste ano', disse o executivo a jornalistas durante coletiva de imprensa em São Paulo.

O projeto do governo mineiro deverá envolver também outros ativos que podem ser privatizados em meio a negociações com a União sobre um regime de recuperação fiscal para o Estado de Minas Gerais.

'É o plano de desinvestimentos do Estado, onde estará Cemig, Copasa e outras estatais... a privatização da Cemig é uma das condições do Tesouro para liberar recursos e dar um 'waiver' da dívida (do Estado de Minas Gerais com a União)', explicou Belini.

No caso da Cemig, a pretensão do governador é buscar uma privatização integral da companhia, que tem negócios em geração, transmissão e distribuição de energia e é uma das maiores elétricas do Brasil.

'Tudo, seria privatizar tudo', afirmou Belini.

Durante apresentação à imprensa sobre os resultados do segundo trimestre, o executivo destacou que a Cemig obteve nos primeiros seis meses de 2019 o melhor resultado de sua história para o período, um lucro de 2,9 bilhões de reais, ante 454 milhões no mesmo período de 2018.

A companhia também conseguiu aprovar no período medidas que deverão cortar despesas em 300 milhões de reais por ano a partir de 2020, com cortes de níveis gerenciais, redução de secretárias e motoristas e até a venda de um avião da companhia.

'Custo é que nem unha, cresce toda semana e toda semana você tem que cortar', disse Belini, defendendo as ações que devem resultar em economias.

O executivo, que assumiu o comando da Cemig em fevereiro, disse ainda que sua gestão pretende tornar a companhia mais ágil e promover uma revolução no modo de lidar com os negócios em energia.

'Queremos olhar o cliente como cliente, não como consumidor. Essa é a grande mudança que queremos fazer na companhia', disse.

HIDRELÉTRICAS

O presidente da Cemig voltou a dizer que a companhia vai trabalhar junto ao governo federal e ao legislativo local para manter a concessão de hidrelétricas da empresa cujos contratos de concessão vencerão até 2025.

A prioridade para o tema vem após a Cemig ter perdido 60% da capacidade de geração em 2017, após o vencimento dos contratos de quatro grandes usinas antigas, que foram relicitadas pelo governo e adquiridas por grandes elétricas estrangeiras --a francesa Engie, a chinesa SPIC e a italiana Enel.

'Já estamos trabalhando nesse processo para evitar o desastre que houve ali atrás', disse Belini.

Ele afirmou que uma solução em estudo é negociar com o governo federal a possibilidade de a Cemig renovar antecipadamente as concessões em troca da privatização dessas usinas, por meio da atração de sócios privados, que ficariam com 51% dos ativos.

Esse caminho exigiria aval da Assembleia Legislativa mineira.

DESINVESTIMENTOS

Apesar dos bons resultados, a Cemig continua trabalhando em um programa de vendas de ativos para reduzir sua alavancagem, disseram executivos da companhia.

A prioridade desse plano no curto prazo é a conclusão da venda pela controlada Renova Energia do parque eólico Alto Sertão III.

O ativo foi negociado pela empresa junto à AES Tietê, mas a operação depende de uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o futuro do parque, que corre risco de ter os contratos cancelados devido ao atraso.

O avanço da transação seria importante para livrar a Cemig de um peso --a Renova teve pesados prejuízos nos últimos anos e obrigou a estatal mineira a realizar pesadas provisões e ajustes contábeis.

Uma provisão de 688 milhões de reais referente à Renova feita no segundo trimestre, por exemplo, pode ser revertida ao menos em parte caso a empresa tenha sucesso na venda de ativos à AES Tietê e uma consequente reestruturação, disse o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, Maurício Fernandes.

'A possibilidade de essa provisão ser revertida, boa parte dela, nos processos subsquentes, é considerável', afirmou.

Em paralelo, a Cemig continua buscando organizar a venda de sua empresa de gás natural, a Gasmig, e de sua fatia na hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia.

O desinvestimento em Santo Antônio, no entanto, foi impactado pela recuperação judicial da Odebrecht, que é sócia no empreendimento, admitiu o executivo, que afirmou que com isso o negócio tornou-se 'mais complexo', sem detalhar.

A empresa também pretende se desfazer da participação que detém na hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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