Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Problemas econômicos da China aumentam após empresa de investimentos dar calote

Placeholder - loading - REUTERS/Carlos Barria
REUTERS/Carlos Barria
Ver comentários

Publicada em  

PEQUIM/HONG KONG (Reuters) - A falta de pagamentos por uma importante empresa chinesa de investimentos e a queda nos preços das moradias aumentaram as preocupações de que o aprofundamento da crise do setor imobiliário da China esteja sufocando o pouco impulso que resta à segunda maior economia do mundo.

A Zhongrong International Trust, que tradicionalmente tem uma parte consideravel de sua exposição ao setor imobiliário, deixou de pagar dezenas de produtos de investimento desde o final do mês passado, disse um autoridade de alto escalão a investidores.

O setor bancário paralelo de 3 trilhões de dólares da China é aproximadamente do tamanho da economia do Reino Unido, e as preocupações sobre sua enorme exposição ao setor imobiliário e a riscos para a economia geral cresceram no ano passado.

Uma série de calotes nesse setor bancário paralelo pode ter um amplo efeito inibidor, já que muitos investidores individuais estão expostos a produtos de alto rendimento. A falta de pagamentos pode pesar na já frágil confiança do consumidor na ausência de medidas de suporte mais fortes de Pequim.

O Barclays está entre os vários bancos globais que cortaram previsões para o crescimento da China em 2023 após dados fracos na terça-feira, citando uma deterioração mais rápida do que o esperado no mercado imobiliário. O banco reduziu estimativa de crescimento do país de 4,9% para 4,5%.

Os cortes inesperados nas taxas de juros pelo banco central no mesmo dia não serão suficientes para deter a espiral descendente da economia, disseram vários analistas.

Alguns economistas dizem que muitos consumidores e pequenas empresas já podem sentir os problemas econômicos de forma tão profunda quanto durante uma recessão, devido ao desemprego juvenil em taxas recordes acima de 21% e pressões deflacionárias de preços que comprimem as margens de lucro das empresas. Os novos empréstimos bancários caíram para o menor nível em 14 anos em julho.

Até agora, a China conseguiu evitar o contágio de um aperto de dívida no setor imobiliário para o setor financeiro do país, apesar de um número crescente de incorporadoras inadimplentes nas obrigações de pagamento.

Mesmo depois de amplas reformas nas últimas décadas, Pequim mantém um forte controle sobre o setor bancário e os mercados financeiros domésticos. Mas notícias de novos calotes provocaram temores de contágio.

Somando-se ao pessimismo, os preços das novas residências na China caíram em julho pela primeira vez neste ano, o mais recente de uma série de dados pessimistas que destacam a urgência de um suporte mais ousado.

Os preços caíram 0,2% na comparação mensal em todo o país e 0,1% na base anual, de acordo com cálculos da Reuters com base em dados da Agência Nacional de Estatísticas.

Mas a situação é muito pior fora das megacidades do país, como Xangai e Pequim. Os preços médios de casas novas nas 35 menores cidades pesquisadas caíram pelo 17º mês consecutivo em junho na comparação anual.

(Reportagem de Qiaoyi Li, Liangping Gao, Jason Xue, Ziyi Tang e Ryan Woo; reportagem adicioal de Matt Tracy em Washington e Davide Barbuscia em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. problemas economicos da china …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.