Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CORREÇÃO-Com margens negativas, processadores de soja do Brasil param produção

Placeholder - loading - Grãos de soja colhidos no Brasil. REUTERS/Jose Roberto Gomes/File Photo
Grãos de soja colhidos no Brasil. REUTERS/Jose Roberto Gomes/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

(Corrige sobrenome e cargo de fonte da HedgePoint Global)

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Algumas processadoras brasileiras de soja interromperam temporariamente as atividades depois que as margens de esmagamento ficaram negativas, o que é reflexo da fraca demanda doméstica por biodiesel e dos altos estoques de óleo vegetal nos locais de produção, disseram dois analistas nesta quarta-feira.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) confirmou o movimento, dizendo à Reuters que alguns de seus membros anteciparam paradas programadas para manutenção -que tradicionalmente acontecem no final do ano --uma vez que os preços do óleo de soja caíram e os valores da soja em grão permaneceram altos, achatando as margens das empresas.

Victor Martins, gestor de risco da HedgePoint Global, disse que o Brasil tem mais de 99 unidades de esmagamento de soja, acrescentando que mais de 10 tiveram atividades interrompidas, porque os preços globais do óleo de soja caíram após o aumento nos estoques de óleo de palma da Indonésia.

Ambos os óleos competem nos mercados de exportação.

'Os processadores foram pegos de surpresa com um súbito excesso de oferta de óleo de soja e farelo de soja no mercado, pressionando as margens de esmagamento para seus níveis mais baixos desde julho de 2021', disse ele à Reuters.

A Abiove disse não poder quantificar o volume comprometido com as paralisações, mas afirmou que poderia revisar as previsões de processamento de soja para 2022 à medida que cheguem novos dados e esses reflitam as mudanças no mercado.

Por enquanto, a Abiove ainda vê as empresas processando um recorde de 48,9 milhões de toneladas de soja este ano, disse o economista-chefe Daniel Amaral.

'Neste momento, o governo não só deveria elevar a mistura como já trazer uma perspectiva do B15 para 2023. É neste momento que a indústria deveria receber um sinal claro da política pública', disse Amaral, referindo-se à atual proporção de 10% do biodiesel no diesel e a expectativa de mudança para 15% no próximo ano.

Eduardo Vanin, analista da Agrinvest, foi informado de que pelo menos oito unidades em cinco Estados foram paralisadas devido a margens ruins e baixa demanda por biodiesel.

Isso representaria cerca de 15 mil toneladas a menos de capacidade diária de processamento no Brasil, disse ele citando traders.

A capacidade de processamento de soja diária total do Brasil é de 202,3 mil toneladas, segundo a Abiove.

Para Vanin, as unidades paradas poderiam assim permanecer por um período de 30 dias, ou até que a demanda por óleo se restabeleça e os estoques comecem a ser comercializados.

(Reportagem de Ana Mano)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS NF RS

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. processadores de soja do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.