Processo em NY diz que empresa de dublagem de IA roubou voz de atores
Publicada em
Por Blake Brittain
(Reuters) - Dois dubladores processaram nesta quinta-feira a startup de inteligência artificial Lovo, em uma corte federal de Manhattan, acusando a companhia de copiar ilegalmente suas vozes e usá-las sem permissão em sua tecnologia de dublagem de IA.
Paul Lehrman e Linnea Sage afirmam na ação proposta que a empresa, com sede em São Francisco, está vendendo versões em IA de suas vozes sem autorização, após induzi-los a fornecerem amostras de voz para a companhia. Os dubladores, que buscam uma indenização de 5 milhões de dólares, acusaram a Lovo de fraude, propaganda enganosa e violação de direitos de publicidade.
O caso é o mais recente em uma série de grandes processos nos quais empresas de tecnologia foram acusadas de mau uso de conteúdos, incluindo livros, artigos de jornais e letras de música, para abastecer sistemas de IA generativa.
“Queremos assegurar que isso não ocorra com outras pessoas”, afirmou à Reuters o advogado Steve Cohen, que representa os requerentes. Os representantes da Lovo não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Lehrman e Sage foram abordados pelo marketplace de freelancers Fiverr para realizar um trabalho de dublagem para clientes anônimos, de acordo com o processo. Lehrman alega que foi informado de que sua voz seria usada apenas em um “projeto de pesquisa”, enquanto Sage recebeu a informação de que sua voz seria usada para “testes de roteiros de publicidade em rádio”, informam os autos do processo.
Mas Lehrman depois ouviu versões em IA da sua voz em vídeos no YouTube sobre equipamentos militares russos e em um episódio de podcast sobre “os perigos das tecnologias de IA”, segundo o processo. A voz de Sage, de acordo com o processo, foi usada para dublagem de materiais promocionais da Lovo.
Posteriormente, Lehrman descobriu que seu cliente do Fiverr era um funcionário da Lovo, acrescenta o processo.
(Reportagem de Blake Brittain em Washington)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO