Procon-SP divulga lista das empresas com mais queixas em 2024
Órgão realizou quase 900 mil atendimentos no ano passado
Publicada em
O Procon-SP divulgou o ranking das empresas com mais reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024, destacando os casos em que foi preciso o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de conciliação.
De todas as queixas, 255.536 não foram resolvidas em um primeiro contato e se transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), formando a base da lista publicada anualmente e gerando os índices de insatisfação.
As taxas de resolução nesta “segunda fase”, em termos gerais, seguem abaixo das expectativas. Apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram resolvidas. O índice nos Procons municipais foi de 54,1%.
As empresas que mais tiveram reclamações fundamentadas foram: Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647 queixas; Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica na Capital e região Metropolitana de São Paulo), com 8.508 reclamações; e a plataforma de turismo Hurb Technologies, com 7.554 registros.
Quanto ao índice de solução, a Yeesco resolveu 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo, 16,4%; e a Hurb Technologies, apenas 0,3%. As três empresas foram multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação.
“Estes dados revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes. Parte considerável destas reclamações têm origem na dificuldade de contato, como, inclusive, já identificamos por meio de consultas junto aos consumidores realizadas em duas oportunidades ao longo do ano passado”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
No ano passado, o Procon-SP e outros 71 Procons Municipais realizaram mais de 898 mil atendimentos (entre reclamações, orientações e interações em redes sociais).
As líderes de reclamações nos últimos 5 anos do cadastro do Procon-SP:
2024 – Yeesco
2023 – Hurb Technologies
2022 – Faci.ly
2021 – Eletropaulo – Enel
2020 – Eletropaulo – Enel
Escrito por Redação, com informações da Agência SP