Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Produção de açúcar no centro-sul bate recorde na 2ª quinzena de julho, diz Unica

Placeholder - loading - Plantação de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto. REUTERS/Nacho Doce
Plantação de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto. REUTERS/Nacho Doce
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil atingiu recorde de 3,68 milhões de toneladas na segunda quinzena de julho, com um volume também histórico de processamento de cana-de-açúcar, apontaram dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta quinta-feira.

O volume do adoçante produzido representou um avanço de 11,29% na comparação com o mesmo período do ano passado e superou o recorde anterior registrado na segunda quinzena de julho da safra 20/21, de 3,44 milhões de toneladas, informou a Unica.

A produção de açúcar superou expectativa de pesquisa da S&P Global Commodity Insights, que projetou 3,58 milhões de toneladas, à medida que o tempo seco favoreceu os trabalhos de moagem e o setor destina o máximo de cana para a produção do adoçante.

'Pela segunda quinzena consecutiva, mais de 50% do ATR (Açúcar Total Recuperável, da cana) processado foram destinados à fabricação de açúcar', disse em nota a Unica.

'A produção por tonelada de cana foi, contudo, superior em mais de 2 quilos ao da primeira metade de julho em função da maior concentração de sacarose e dos consequentes ganhos na extração industrial.'

No acumulado da safra 2023/24 desde 1º de abril, a fabricação de açúcar totalizou 19,17 milhões de toneladas, salto de 19,79% na comparação com o ciclo anterior.

Na véspera, a empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets projetou uma produção recorde de açúcar no centro-sul de 39,4 milhões de toneladas para a temporada 2023/24, diante de produtividades agrícolas elevadas e maior teor de sacarose na cana.

Já a moagem de cana na principal região produtora do país, maior produtor e exportador global de açúcar, subiu 7,81% na mesma comparação, para um recorde quinzenal de 52,96 milhões de toneladas na segunda metade de julho.

A qualidade da matéria-prima, medida pelo nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), por sua vez, caiu 2,81% na mesma comparação, para 144,02 kg por tonelada de cana-de-açúcar, informou a Unica.

No acumulado da safra 23/24, a moagem atingiu 311,32 milhões de toneladas, alta de 9,74% versus o mesmo período no ciclo anterior, enquanto o indicador de qualidade recuou 0,47%, para 132,89 kg de ATR por tonelada.

A produção de etanol, por sua vez, somou 2,46 bilhões de litros na segunda quinzena de julho, alta de 1,35%, crescimento menor do que o açúcar, uma vez que a indústria tem destinado mais cana para produzir o adoçante, mais rentável.

Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 1,47 bilhão de litros, alta de 3,83%, enquanto a produção de etanol anidro, misturado à gasolina vendida nas bombas, totalizou 982,44 milhões de litros, queda de 2,16%.

No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 1º de agosto, a fabricação do biocombustível total foi 14,40 bilhões de litros (+5,15%), sendo 8,30 bilhões de etanol hidratado (-2,60%) e 6,10 bilhões de anidro (+17,92%).

A Unica disse ainda que da produção total de etanol registrada na segunda quinzena de julho, 10% foram provenientes do milho.

(Por Marta Nogueira e Roberto Samora, com reportagem adicional de Gabriel Araujo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. producao de acucar no centro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.