Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Produção industrial da Alemanha sobe, mas exportações têm queda

Placeholder - loading - Fábrica da ThyssenKrupp em Duisburg, Alemanha 30/01/2020.  REUTERS/Wolfgang Rattay/File photo
Fábrica da ThyssenKrupp em Duisburg, Alemanha 30/01/2020. REUTERS/Wolfgang Rattay/File photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A produção industrial da Alemanha aumentou em janeiro mas as exportações tiveram forte queda, mostrando os desafios enfrentados pelo novo governo para reavivar a maior economia da zona do euro em um momento de incerteza geopolítica.

As exportações alemãs caíram 2,5% em janeiro em comparação com o mês anterior, mostraram dados do escritório federal de estatísticas nesta segunda-feira. A expectativa em uma pesquisa da Reuters era de alta de 0,5%.

As importações aumentaram 1,2% em janeiro em comparação com o mês anterior, mostraram os dados.

No ano passado, a Alemanha foi o único país do G7 a registrar contração por dois anos consecutivos. Os partidos que esperam formar o próximo governo da Alemanha concordaram, na semana passada, em reformular as regras de empréstimos para aumentar os gastos com defesa e destinaram 500 bilhões de euros para investimentos em infraestrutura ao longo de 10 anos.

Seus esforços para impulsionar a economia ocorrem no momento em que se aproxima uma guerra comercial com os EUA, com o presidente Donald Trump ameaçando impor tarifas à União Europeia.

A balança de comércio exterior apresentou um superávit de 16,0 bilhões de euros em janeiro, abaixo dos 20,7 bilhões de euros em dezembro de 2024 e dos 25,3 bilhões de euros em janeiro de 2024.

As exportações para os países da UE caíram 4,2% no mês, enquanto as exportações para países fora da UE diminuíram 0,4%.

A maior parte das exportações alemãs foi para os EUA em janeiro, embora as exportações tenham caído 4,2% em comparação com dezembro de 2024.

'Isso ainda mostra um quadro pouco favorável de uma nação conhecida como uma potência industrial', disse Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.

Enquanto isso, a produção industrial alemã aumentou 2,0% em janeiro em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas. Analistas consultados pela Reuters haviam previsto um aumento de 1,5%.

A produção industrial em janeiro ficou acima da média do quarto trimestre e isso dá esperança de que, pelo menos, não cairá no primeiro trimestre, disse Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.

Isso também aumentaria as chances de que a economia alemã tenha se recuperado ligeiramente no início do ano, acrescentou Solveen.

O Produto Interno Bruto da Alemanha contraiu 0,2% no quarto trimestre em comparação com o período de três meses anterior.

(Reportagem de Maria Martinez em Berlim, Paolo Laudani e Anastasiia Kozlova em Gdansk)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. producao industrial da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.