Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Produção recorde de etanol do Brasil pode não ser suficiente para atender demanda

Placeholder - loading - Frentista abastece veículo com etanol em posto de combustíveis em Cuiabá (MT)  02/10/2019 REUTERS/Marcelo Teixeira
Frentista abastece veículo com etanol em posto de combustíveis em Cuiabá (MT) 02/10/2019 REUTERS/Marcelo Teixeira
1
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil nunca produziu tanto etanol quanto na atual temporada, atingindo uma máxima histórica de cerca de 35 bilhões de litros, mas ainda assim os estoques disponíveis podem não ser suficientes para atender aos atuais níveis de demanda durante o período de entressafra.

A fabricação de etanol é interrompida em meados de dezembro no centro-sul do Brasil, principal região produtora do país, sendo retomada apenas por volta de abril, quando as usinas começam o processamento de cana-de-açúcar da nova temporada. Durante esse período, o mercado é basicamente atendido por estoques, importações e pela produção da região Nordeste, que é muito menor.

'Nesse ritmo de consumo, não acho que tenha estoque. Não está muito confortável, não... (Pode haver aperto) em fevereiro e março', disse Matheus Costa, analista de açúcar e etanol da corretora INTL FCStone.

Neste ano, tanto produção quanto demanda apresentaram recordes no Brasil. Em outubro, as vendas mensais de etanol hidratado no centro-sul superaram os 2 bilhões de litros pela primeira vez na história, com proprietários de carros flex ampliando o consumo do biocombustível, mais barato, para escapar dos altos preços da gasolina.

Michael McDougall, diretor-gerente da corretora de futuros Paragon Global Markets, de Nova York, vê a disponibilidade no centro-sul brasileiro, até março, em 7,62 bilhões de litros.

Isso, segundo ele, não seria suficiente para manter os atuais níveis de demanda, de cerca de 2 bilhões de litros de etanol hidratado por mês.

'Obviamente não conseguimos sobreviver com estoque zero. O preço terá que subir (e já está subindo) para diminuir o consumo', disse McDougall em nota a clientes.

De fato, neste mês os preços do etanol hidratado em São Paulo superaram pela primeira vez na história os 2 reais por litro, considerando o combustível na usina (sem impostos), de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).

A consultoria de etanol e açúcar JOB Economia vê os estoques de passagem ao final da temporada, em março, em níveis semelhantes aos registrados na temporada anterior, de cerca de 2,8 bilhões de litros, considerando etanol hidratado e anidro.

Sócio-diretor da JOB, Julio Maria Borges concorda que os preços vão subir para que a demanda diminua --e, assim, haja etanol suficiente no mercado até a próxima temporada de moagem.

Ele também afirmou que a janela de importação está aberta para o etanol dos Estados Unidos.

'As importações de etanol isentas de imposto de 20% em volume de 750 milhões de litros vão acontecer certamente', disse, acrescentando que a partir de fevereiro é provável que o Nordeste também importe etanol para além da cota, com impostos de 20%, em volume de cerca de 300 milhões de litros.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. producao recorde de etanol do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.