Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Promotora diz em julgamento nos EUA que senador Menendez é motivado por ganância

Placeholder - loading - Senador democrata Robert Menendez chega à corte para julgamento 15/05/2024 REUTERS/Andrew Kelly
Senador democrata Robert Menendez chega à corte para julgamento 15/05/2024 REUTERS/Andrew Kelly
Ver comentários

Publicada em  

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) - Uma promotora federal retratou o senador democrata Robert Menendez no começo do seu julgamento por corrupção como um político ganancioso e disposto a ajudar governos estrangeiros e a atrapalhar investigações criminais locais, em troca de propina, incluindo barras de ouro.

A promotora, Lara Pomerantz, disse aos jurados nesta quarta-feira que o senador sênior de Nova Jérsei usou sua esposa como intermediária para tentar ajudar o Egito a conseguir bilhões de dólares em assistência militar dos EUA. O senador também teria tentado ajudar os interesses legais e comerciais de dois empresários do seu Estado, associados a casos criminais locais.

“Durante anos, Robert Menendez traiu o povo que ele deveria servir ao aceitar subornos”, afirmou Pomerantz, na declaração inicial da acusação em um tribunal federal de Manhattan.

“O caso é sobre uma autoridade pública que coloca a ganância em primeiro lugar, que coloca seus próprios interesses acima do dever com o povo, que colocou seu poder à venda”, acrescentou Pomerantz. “Não é política como de costume. É política com fins lucrativos.”

Os promotores disseram que Menendez é uma figura central em um esquema de cinco anos, no qual aceitou centenas de milhares de dólares em suborno em troca de favores políticos e auxílio aos governos de Egito e Catar.

Os subornos recebidos por Menendez e sua esposa, Nanide Menedez, incluíram dinheiro, barras de ouro, pagamentos de hipotecas e um conversível da Mercedes-Benz, segundo os promotores.

O senador de 70 anos e três mandatos se declarou inocente de 16 acusações criminais, incluindo suborno, fraude, agir como agente estrangeiro e obstrução. Wael Hana e Fred Daibes, os dois empresários de Nova Jérsei julgados ao seu lado, também se declararam inocentes.

Os advogados dos réus também farão declarações iniciais.

Nadine Mendenz, 57 anos, também foi denunciada e se declarou inocente. Ela será julgada em 8 de julho. A demora é resultado do que seus advogados chamaram de uma séria condição médica.

O julgamento do senador pode durar até o começo de julho. É a segunda vez que ele é julgado por acusações de suborno, o que lhe custou a liderança do poderoso Comitê de Relações Exteriores do Senado. O julgamento anterior de Menendez, em 2017, foi anulado após um impasse entre os jurados.

INTERFERÊNCIA

Pomerantz detalhou o que os promotores consideram ser um conjunto complexo e sórdido de corrupção entre 2018 e 2023, com os Menendez aceitando subornos de Hana, Daibes e um associado de Hana, o corretor de seguros José Uribe.

Pomerantz disse que, em troca, o senador ajudou Hana a obter um monopólio lucrativo de certificação de que exportações de carne ao Egito cumprem a lei islâmica. Ele também tentou ajudar Daibes a garantir milhões de dólares de um fundo de investimentos do Catar.

Menendez foi acusado ainda de tentar interferir em um caso criminal federal contra Daibes em Nova Jérsei, inclusive ao recomendar um candidato para ser o principal procurador federal naquele local, e em casos criminais estaduais envolvendo dois associados de Uribe.

Uribe se declarou culpado em março de acusações de suborno e fraude. Espera-se que ele preste depoimento contra Menendez.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. promotora diz em julgamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.