Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Proprietária da Yandex sairá da Rússia em acordo de US$ 5,2 bi

Placeholder - loading - Sede da Yandex em Moscou 09/12/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina
Sede da Yandex em Moscou 09/12/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina
Ver comentários

Publicada em  

Por Alexander Marrow e Darya Korsunskaya e Polina Devitt

LONDRES (Reuters) - A Yandex NV fechou um acordo de 475 bilhões de rublos (5,21 bilhões de dólares) para vender o que foi apelidado de 'Google da Rússia' a um grupo de investidores russos, marcando a maior saída corporativa do país desde que Moscou invadiu a Ucrânia há quase dois anos.

O acordo planejado pelo Kremlin fará com que a maior empresa de tecnologia da Rússia fique inteiramente sob controle russo, incluindo por um fundo de propriedade da grande petrolífera Lukoil, e consolidará a saída da Yandex dos círculos tecnológicos ocidentais.

Antes vista como uma das poucas empresas russas com potencial para se tornar uma corporação global, a Yandex havia desenvolvido importantes serviços online, incluindo pesquisa, publicidade e transporte de passageiros na Rússia.

Seu cofundador Arkady Volozh, que se mudou da Rússia para Israel em 2014, classificou a invasão da Ucrânia como 'bárbara' em agosto, levando algumas pessoas do Kremlin a pressionar para nacionalizar a Yandex, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Mas, em última análise, o medo de uma fuga de cérebros ajudou a manter essa perspectiva afastada e resultou em um acordo complicado, segundo o qual os negócios da Yandex, responsáveis por mais de 95% das receitas, permanecerão na Rússia e ficarão sob controle russo.

O Kremlin, que recebeu bem o acordo, está envolvido em negociações com a Yandex há cerca de 18 meses para tentar separar as empresas russas da Yandex NV, sua matriz holandesa.

A Yandex sempre procurou se apresentar como livre da influência do Kremlin, uma tarefa que se tornou mais desafiadora à medida que a empresa se tornou um ativo nacional estratégico.

O acordo calcula a capitalização de mercado da Yandex em 10,2 bilhões de dólares, com base em uma média ponderada de três meses para suas ações na Bolsa de Valores de Moscou. No final de 2021, antes da invasão da Rússia, o valor de mercado da Yandex havia se aproximado de 30 bilhões de dólares.

O preço de venda reflete 'um desconto obrigatório de pelo menos 50% do 'valor justo'', disse a Yandex NV. O governo russo deve aprovar os negócios que envolvem a venda de ativos estrangeiros e exige um desconto de pelo menos 50%.

'O valor em dinheiro será pago em iuanes fora da Rússia', disse a Yandex NV, acrescentando que deixará de usar a marca Yandex após a conclusão do negócio.

O comprador, Consortium.First, é um fundo de investimento recém-formado, administrado pela Solid Management. Ele foi liderado por membros da equipe de gerenciamento sênior da Yandex na Rússia e apoiado por quatro investidores financeiros, incluindo o Argonaut, um fundo de investimento de propriedade da Lukoil.

A venda, uma vez aprovada pelos órgãos reguladores e pelos acionistas, deverá ser concluída em duas etapas, a primeira das quais deverá ser finalizada no primeiro semestre de 2024, e a segunda dentro de sete semanas depois.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. proprietaria da yandex saira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.