Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PSOL oficializa apoio a Lula para Presidência

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento em São Paulo 08/04/2022 REUTERS/Carla Carniel
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento em São Paulo 08/04/2022 REUTERS/Carla Carniel
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

SÃO PAULO (Reuters) - O PSOL oficializou neste sábado o apoio formal, no primeiro turno, do partido à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial deste ano, sem se comprometer a participar de um futuro governo, em um evento em que Lula repetiu sua defesa do fim do teto de gastos, não privatizar a Eletrobrás e acabar com os clubes de tiro criados durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

O PSOL entregou ao ex-presidente uma proposta de plano de governo com 12 pontos que, os próprios membros do partido reconhecem, podem ir além do que o PT gostaria, mas ouviram de Lula que pode ser até mesmo pouco.

'O programa de vocês talvez ainda seja fraco diante das coisas que vamos ter que fazer nesse país', disse Lula. 'Eu não posso fazer menos do que eu já fiz. Se eu empatar eu já perdi.'

No encontro, depois de um dia inteiro de discussões internas do PSOL, Lula reencontrou ex-correligionários que deixaram o PT por discordar das concessões que o ex-presidente fez durante o seu governo. Mas ouviu de pessoas como o deputado federal Ivan Valente (SP), um ex-petista que foi oposição ao governo de Dilma Rousseff, que a situação mudou.

'O momento agora é de reconstrução', afirmou Valente.

'Não estamos pedindo nada em troca, o que estamos fazendo é pelo Brasil. A porta de saída para esse pesadelo que estamos vivendo é a eleição. E o homem que pode abrir essa porta é Luiz Inácio Lula da Silva', disse o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.

Apesar das eternas rusgas dentro da esquerda, Lula conseguiu unir no seu entorno, desta vez, seis partidos deste campo. Além do PSOL, estão na coligação PSB, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade --o maior grupo de partidos em torno de um candidato até agora.

No evento com o PSOL, como nos anteriores com a Rede e o PSB, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de vaias e palavras de ordem. Em um tom que mostra que a campanha já começou, Lula voltou a artilharia novamente contra o presidente.

'Esse homem não é cristão, esse homem é um fariseu', repetiu, acusando Bolsonaro de usar a religião apenas como motor político e de se interessar apenas por armas, e não pela educação.

'Se preparem, porque esses clubes de tiro que foram criados vão fechar. Vamos criar clubes de leitura. Em vez de tiros nós teremos livros', afirmou.

No domingo, Lula comparecerá a um ato para marcar o Dia do Trabalhador com praticamente todas as centrais sindicais --será a primeira eleição em que irá concorrer com o amplo apoio deste setor, já que a Força Sindical este ano se uniu às demais, quando em eleições anteriores tinha defendido outros candidatos.

Na terça-feira, será a vez do Solidariedade formalizar o apoio ao ex-presidente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. psol oficializa apoio a lula …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.