Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin tomou decisão de conceder asilo a Assad na Rússia, diz Kremlin

Placeholder - loading - Presidente Vladimir Putin em visita a base aérea de Hmeymim na Síria  11/12/2017    Mikhail Klimentyev/Sputnik via REUTERS
Presidente Vladimir Putin em visita a base aérea de Hmeymim na Síria 11/12/2017 Mikhail Klimentyev/Sputnik via REUTERS

Publicada em  

Por Gleb Stolyarov

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin afirmou na segunda-feira que o presidente Vladimir Putin tomou a decisão de conceder asilo na Rússia a Bashar al-Assad, que foi deposto do cargo de presidente da Síria por uma ofensiva rebelde relâmpago.

A queda de Assad é um grande golpe para o Irã e para a Rússia, que intervieram na guerra civil de 13 anos da Síria para tentar sustentar seu governo, apesar dos apelos ocidentais para que ele deixasse o poder.

De acordo com agências de notícias russas, uma fonte não identificada do Kremlin disse no domingo que Assad estava em Moscou com a família.

'Essas decisões não podem ser tomadas sem o chefe de Estado. Essa é a decisão dele', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres, mas não deu mais detalhes sobre os movimentos de Assad.

A saída de Assad remove um bastião do qual Irã e Rússia detinham o poder no Oriente Médio. O pai de Assad, Hafez al-Assad, ficou do lado da União Soviética para tentar alcançar a paridade com Israel, apoiado pelos Estados Unidos.

O Kremlin disse que a Síria está sujeita a 'extrema instabilidade' e que é muito cedo para falar sobre o futuro das bases russas no país.

'Estamos dialogando com Ancara e outros países da região, inclusive sobre assuntos sírios', declarou Peskov.

'De fato, a Síria passará por um período muito difícil agora, devido à instabilidade. E, é claro, é muito importante manter um diálogo com todos os países da região aqui. Estamos determinados a fazer isso.'

Não está claro como o Hayat Tahrir al-Sham, uma antiga afiliada da Al-Qaeda que liderou o avanço dos rebeldes, verá as instalações militares da Rússia na Síria - a base aérea de Hmeimim na província de Latakia e uma instalação naval em Tartous, na costa.

'É prematuro falar sobre isso ainda', disse Peskov. 'Tudo isso é assunto para ser discutido com aqueles que estarão no poder na Síria.'

(Reportagem da Reuters em Moscou)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. putin tomou decisao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.