Rádios AM são reativadas em carros elétricos de 2023
Ford Mustang Mach-e receberá atualização de software para tornar-se compatível a transmissões AM
Publicada em
Em maio de 2023, o CEO da Ford, Jim Farley, anunciou que a montadora norte-americana iria manter o rádio AM em toda a sua frota de automóveis:
“Atualmente, os clientes podem ouvir conteúdo de rádio AM de várias maneiras em nossos veículos – inclusive via streaming – e continuaremos a inovar para oferecer opções de entretenimento e notificação de emergência ainda melhores no futuro. Agradecemos às nossas equipes de desenvolvimento e fabricação de produtos por sua resposta rápida para fazer essa mudança para nossos clientes”
Já em 2024, a fabricante manteve a sua palavra e iniciou a reativação da capacidade de transmissão AM em seus automóveis, com o intuito de permitir que os veículos elétricos vendidos sem o equipamento pudessem atualizar os seus softwares.
Com isso, as últimas picapes elétricas da montadora sem o recurso, como a Mustang Mach-e e a F-150 Lightning, começaram a ser gradativamente equipadas com a capacidade de transmissão AM - uma ferramenta considerada essencial para a comunicação de emergência pelo governo dos Estados Unidos.
“A atualização de software começou a ser implantada nesses veículos para configurar o rádio AM novamente e disponibilizá-lo para uso do cliente. A implantação está em andamento e os clientes podem receber a atualização em momentos diferentes”, comentou Alan Hall, Diretor de Comunicações Tecnológicas da Ford.
A iniciativa foi acompanhada por uma legislação proposta ao Congresso norte-americano, cujo objetivo é tornar o acesso à rádio algo obrigatório a todos os veículos fabricados ou importados pelo país. Assim, caso seja aprovada, a proposta de Lei de Rádio AM para Todos os Veículos (HR3413) permitirá que toda a população motorizada possa não somente consumir o rádio como uma forma de entretenimento, como também como um veículo de comunicação em massa para alertas governamentais.
Além disso, com a Ford dando continuidade a manutenção dos sistemas de rádio, outras montadoras, como a Nissan, Hyundai, Kia, Subaru, Land Rover, Jaguar e Mitsubishi Motors deverão seguir a mesma linha.
Sobre isso, o senador e um dos autores do projeto de lei, Ed Markey, comentou: “Aplaudo a Ford por sintonizar as preocupações de milhões de ouvintes, milhares de emissoras e incontáveis funcionários de gerenciamento de emergência que pediram às montadoras que mantenham rádio AM em seus veículos. O rádio AM é mais do que apenas um recurso de segurança essencial – é uma fonte gratuita e acessível para qualquer pessoa ouvir música, notícias, esportes e entretenimento”
Veja também:
VIRALIZOU: “LINGER” – THE CRANBERRIES
SALA DE BATE PAPO