Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Raízen fecha contrato para fornecer biometano à fábrica da Scania em SP

Placeholder - loading - Colhedora de cana 29/07/2010 REUTERS/Nacho Doce)
Colhedora de cana 29/07/2010 REUTERS/Nacho Doce)
Ver comentários

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Raízen passará a fornecer biometano para o complexo fabril da Scania em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2024, em uma parceria que, de um lado, ajuda a montadora a descarbonizar suas operações ao substituir o gás natural, e de outro, impulsiona os planos da companhia de energia na oferta de soluções sustentáveis.

O acordo, com prazo inicial de cinco anos, prevê o fornecimento médio de 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, volume que atende 100% o consumo das fábricas da Scania, que hoje são supridas com gás natural, disseram as empresas à Reuters.

O valor do contrato não foi divulgado.

O combustível renovável, que é obtido pelo processamento do biogás e serve como substituto do gás natural, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), virá das plantas da Raízen em parceria com a Geo Energética.

As empresas já têm uma unidade operacional em Guariba (SP), onde produzem principalmente biogás para geração de energia elétrica, e estão construindo mais uma em Piracicaba (SP), com investimentos de 300 milhões de reais. Essa unidade, que começa a operar em 2023, será totalmente dedicada à produção de biometano.

A entrega do gás 'verde' à Scania será realizada por meio da rede de distribuição de gás --neste caso, da Comgás, a quem a Raízen solicitará um estudo de viabilidade técnica e econômica.

Com a substituição do gás natural pelo biometano, a Scania superará sua meta de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais até 2025, alcançando um corte de 75% no 'hub' industrial paulista onde produz caminhões 'de parachoque a parachoque', afirmou o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

O executivo destaca que o contrato assinado com a Raízen é um marco importante em um processo de transformação da estratégia da companhia que começou em 2016.

Segundo ele, como as moléculas de gás natural e biometano são equivalente, a troca é simples e não exige grandes investimentos.

'Validamos nossos processos industriais do ponto de vista de engenharia, (fizemos) pequenas adaptações (na fábrica)... São investimentos marginais, porque em última instância estamos falando da mesma substância ', explicou.

Já para a Raízen, o acordo representa mais um avanço na estratégia de ampliar seu portfólio de produtos renováveis, em meio à demanda crescente por parte de seus clientes, disse Paula Kovarsky, vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade.

Ela lembrou que a companhia começou a explorar novas soluções renováveis com a bioeletricidade, fazendo cogeração de energia a partir dos resíduos da produção sucroalcooleira.

'Agora estamos avançando nessa jornada, estamos falando do E2G, usar o bagaço e palha (da cana) para fazer mais etanol de segunda geração, e chegando aqui no biogás, que é essencialmente pegar vinhaça e transformar em um novo produto, que é tratado para virar biometano.'

Além da Scania, a Raízen já anunciou contratos de longo prazo para fornecimento de biometano à Yara Fertilizantes e à Volkswagen.

GÁS PARA FROTA DE PESADOS

A próxima fronteira que a Raízen pretende ultrapassar é a oferta de biometano para uso na frota de caminhões, mas esse plano ainda está em fase de estudos.

'Estamos fazendo testes em caminhões (movidos) 100% a gás, fizemos testes em híbridos de diesel e gás. A primeira coisa a se testar é a aplicação, a performance do caminhão, e todos os dados de eficiência', explicou Raphaella Gomes, CEO da Raízen Geo Biogas.

'O segundo e terceiro passos serão dados, mas é uma mudança relevante, inclusive de logística de abastecimento', disse a executiva.

Ela lembrou ainda que a inexistência de um mercado secundário de caminhões a gás --algo importante para os negócios das transportadoras-- é um dificultador para a aplicação do biometano nas frotas.

O mercado brasileiro para biogás e biometano vem crescendo nos últimos dois anos, com projetos de grandes companhias, como Raízen e Vibra. No entanto, a distribuição do combustível pelo país ainda é um entrave para os investimentos.

A própria Scania, contudo, já comercializa veículos pesados movidos a gás natural e biometano desde 2019, sendo que no Brasil já foram vendidos mais de 600 desses modelos.

Segundo dados da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), entre 2019 e 2021, o setor de biogás dobrou sua capacidade de produção, com a instalação de 140 novas plantas adicionando 38 megawatts (MW) na geração de energia elétrica e 120 mil metros cúbicos por dia de biometano.

Esses números, no entanto, ainda estão muito aquém do potencial do aproveitamento de resíduos da agropecuária brasileira para a produção de biometano --tanto que o segmento tem sido apelidado de 'pré-sal caipira'.

A ABiogás calcula, por exemplo, que o país 'desperdiça' 100 milhões de metros cúbicos de biometano por dia, volume que poderia substituir 70% do consumo nacional de diesel.

(Por Letícia Fucuchima; edição de Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. raizen fecha contrato para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.