Rascunho de texto da COP28 estabelece novas opções para eliminação gradual dos combustíveis fósseis
Publicada em
Por William James e Elizabeth Piper
DUBAI (Reuters) - A agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um novo rascunho de acordo para sua conferência climática COP28 nesta sexta-feira que inclui uma série de opções para o futuro do uso de combustíveis fósseis, a questão mais controversa da cúpula.
Nos próximos dias, os países devem se concentrar no tema, na esperança de chegar a um consenso antes do término da conferência, previsto para 12 de dezembro.
As opções incluídas no texto, que ainda está sendo negociado, são para que o acordo final peça aos países que 'tomem medidas adicionais nesta década crítica':
- 'Uma eliminação gradual dos combustíveis fósseis em linha com a melhor ciência disponível'.
- 'Eliminação gradual dos combustíveis fósseis em linha com a melhor ciência disponível, os caminhos 1,5 do IPCC e os princípios e disposições do Acordo de Paris'.
- 'Uma eliminação gradual de combustíveis fósseis não compensados, reconhecendo a necessidade de um pico em seu consumo nesta década e ressaltando a importância de o setor de energia estar predominantemente livre de combustíveis fósseis bem antes de 2050'.
- 'Eliminação gradual de combustíveis fósseis não compensados e redução rápida de seu uso, de modo a atingir CO2 líquido zero nos sistemas de energia até meados do século'.
- Nenhuma menção sobre o uso futuro de combustíveis fósseis.
O documento também define uma opção para uma 'rápida eliminação gradual da energia a carvão não compensado nesta década e uma interrupção imediata da permissão de nova geração de energia a carvão não compensado'. A outra opção para esse parágrafo é não incluir nenhum texto sobre o assunto.
Em outra parte, o rascunho oferece uma opção para solicitar 'a eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis que não abordam a pobreza energética ou a transição justa', ou não incluir nenhum texto sobre a questão.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO